Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Mãe de Criolo sobre ir à escola aos 40 anos, com filho: ‘fizemos um pacto’

Maria Vilani Gomes, hoje pós-graduada em filosofia, lança em breve ‘Na ciranda do tempo: Poemas sobre nossas existências’

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jul 2025, 09h00

A Editora Planeta publica em outubro livro de Maria Vilani Gomes, escritora, ativista da educação e cultura e também conhecida por ser mãe do cantor Criolo. O livro reunirá poemas será intitulado Na ciranda do tempo: Poemas sobre nossas existências.

Sua história de vida é peculiar e inspiradora. Aos 40 anos, a dona de casa nordestina foi a uma escola pública do bairro do Grajaú, onde mora em São Paulo desde 1975, acompanhar o filho para matriculá-lo no ensino médio. Kleber, hoje conhecido como Criolo, insistiu que a mãe perguntasse se poderia estudar lá também. Mesmo sendo bem mais velha do que os outros alunos, ela cedeu, se matriculou e retomou os estudos. E o que começou como um “beber de uma fonte para matar uma sede antiga” de conhecimento terminou na descoberta de uma profissão.

“Achava que não poderia frequentar a escola por já ser adulta. Kleber insistiu e eu perguntei. Nos matriculamos juntos, ficamos na mesma sala. Foi muito bom porque fizemos um pacto. Ali, éramos colegas. Em casa, éramos mãe e filho. Eu era a única quarentona”, conta ela em entrevista sobre o início de seu caminho como professora. “No ensino médio, meu trabalho de educação artística foi um livro de poemas. Andava por escolas declamando as poesias para os alunos e vendendo o livro. Uma diretora que sabia da história me encontrou e disse: ‘se você produz literatura, você pode dar aula de literatura’. Me tornei professora antes de entrar na faculdade”, recorda ela à coluna GENTE.

Maria, que hoje tem 74 anos, só estava começando os estudos. Formou-se em filosofia, fez pós-graduação e escreveu mais livros depois do folhetim Cinco contos sem desconto e de quebra dois poemas (1991), a primeira obra realizada enquanto ainda estava na escola. Ela publicou Varal (2012), Penteando a Vida (2016) e Abscesso (2019). Junto ao gosto pela escrita, Maria também criou o CAPSArtes, Centro de Arte e Promoção Social, que nasceu de seu convívio com outras mães num trabalho de recreação infantil na década de 1980.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.