Morre, aos 74 anos, Ace Frehley, guitarrista da banda Kiss
Músico sofreu uma queda há cerca de um mês
Morreu, nesta quinta-feira, 16, aos 74 anos, Paul Daniel “Ace” Frehley, guitarrista e cofundador do Kiss, após sofrer ferimentos devido a uma queda no mês passado. “Estamos completamente devastados e com o coração partido. Em seus últimos momentos, tivemos a sorte de poder cercá-lo de palavras, pensamentos, orações e intenções amorosas, atenciosas e pacíficas enquanto ele deixava esta Terra. Guardamos com carinho todas as suas melhores lembranças, suas risadas e celebramos a força e a bondade que ele dedicou aos outros. A magnitude de sua partida é de proporções épicas e incompreensível. Ao refletir sobre todas as suas incríveis conquistas de vida, a memória de Ace continuará viva para sempre“, informou a família, em nota.
Nascido Paul Daniel Frehley no Bronx, Nova York (EUA), ele cofundou o Kiss em 1973 e ficou conhecido por sua persona Spaceman e por sucessos como New York Groove. Após deixar a banda em 1982, Frehley seguiu carreira solo e lançou álbuns. Ele publicou uma autobiografia em 2011 e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll com o Kiss em 2014.
O músico ganhou sua primeira guitarra elétrica de presente de Natal, em 1964, e começou a tocar em bandas quando era adolescente. No início de 1970, ele se juntou aos cofundadores Paul Stanley e Gene Simmons para fundar o Kiss. Em 1982, seguiu para uma carreira solo, mas retornou quando a banda original se reuniu em 1996 para uma turnê de reencontro e permaneceu até 2002.
A partir de então, fez turnês sozinho e lançou cinco álbuns entre 2009 e 2024, trabalhando com admiradores como Slash, guitarrista do Guns N’ Roses, Mike McCready, do Pearl Jam, Robin Zander, do Cheap Trick, e até mesmo Stanley e Simmons. Seu álbum mais recente, 10,000 Volts, foi lançado em 2024.
Frehley deixa a mulher, Jeanette, a filha Monique, o irmão Charles, a irmã Nancy Salvner, as sobrinhas Suncere Frehley e Julie Salvner, os sobrinhos Sky Frehley e Andrew Salvner, a cunhada Michelanne e o cunhado Ron Salvner.







