Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Morre carnavalesca Maria Augusta, criadora de ‘O Amanhã’ e ‘Domingo’

Mundo do samba está de luto

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 jul 2025, 15h37

Vítima de falência múltipla de órgãos, morreu a carnavalesca Maria Augusta Rodrigues nesta sexta-feira, 11, aos 83 anos. A artista estava internada no Hospital São Lucas, em Copacabana, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, desde junho e tratava um câncer. Maria veio de uma mesma leva de carnavalescos que revolucionaram o Carnaval carioca, junto com nomes como Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta e Rosa Magalhães.

“Maria Augusta não foi apenas uma artista genial. Ela foi uma revolução inteira. Esteve ao lado de nomes como Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta e Rosa Magalhães no momento mais audacioso e criativo da nossa história. Foi ali, no Salgueiro dos anos 60, que ela ajudou a reinventar o Carnaval. Com inteligência, elegância e ousadia, fez do desfile uma verdadeira aula de brasilidade, beleza e potência cultural”, diz a nota da Acadêmicos do Salgueiro, onde ela começou, por intermédio de Pamplona e Arlindo, seus professores na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ao lado deles, Augusta assinou o desfile Festa Para um Rei Negro, de 1971, que foi campeão e entrou para a história com o samba conhecido pelo refrão “Olelê, olalá/Pega no ganzê/Penga no ganzá”. A artista também teve passagem marcante pela União da Ilha do Governador, onde ajudou a criar a identidade da escola insulana com enredos sobre o cotidiano do carioca. Domingo e O Amanhã foram os mais célebres

A imperatriz Leopoldinense emitiu a seguinte nota: “Carnavalesca pioneira, de enredos memoráveis em escolas coirmãs, Maria Augusta teve papel fundamental para a construção daquela que é a maior manifestação cultural de nosso país”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.