O futuro impossível vendido pelas ‘big techs’, segundo Miguel Nicolelis
Aos 64 anos, neurocientista é o convidado do programa semanal da coluna GENTE, com participação da diretora de cinema Iara Cardoso

Miguel Nicolelis é o convidado do programa semanal da coluna GENTE (disponível no canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+ e também na versão podcast no Spotify). Tendo seu primeiro livro de ficção científica, Nada mais será como antes, adaptado para o cinema pela diretora Iara Cardoso, com estreia prevista para 2027, Nicolelis debate sobre os efeitos da inteligência artificial no cérebro humano e como as big techs podem intensificar os desastres ambientais. Um dos neurocientistas mais conceituados no mundo, o brasileiro assegura que a “possibilidade de futuro” criada por Elon Musk é impossível.
“Estamos passando a fronteira da pós-verdade, porque hoje em dia, cada vez mais, se você não foi testemunha ocular de um evento, não sabe se o filme, a notícia ou o áudio que está recebendo tem qualquer conexão com a realidade. Estamos criando um grau de incerteza que é absolutamente sem precedentes na história da humanidade e o cérebro não se dá bem com incerteza. O cérebro humano, de nenhum animal, não se dá bem com não conseguir prever ou estimar o que vai acontecer aqui fora. (…) Evidentemente, gente como o Elon Musk fica espalhando mundo afora, absurdo atrás de absurdo, dizendo que vamos fazer upload de conteúdo na mente. Como se fossemos aprender francês com um cabo que nem em Matrix, e em seis horas falar francês que nem Charles de Gaulle ou fazer um download da mente, pôr num CD e dar para nossas famílias. Nada disso é minimamente razoável ou possível, mas é algo que vende e ajuda esses caras a levantar bilhões de dólares para suas startups.”
Sobre o programa semanal da coluna GENTE. Quando: vai ao ar toda segunda-feira. Onde assistir: No canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+ ou no canal VEJA GENTE no Spotify, na versão podcast.