Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

O quanto preferência de celebridades em candidatos influencia o voto

Especialistas em marketing de influência analisam partidarismo de personalidades

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 out 2022, 08h37 - Publicado em 30 out 2022, 07h00

O quanto a campanha política de uma celebridade pode influenciar o voto de um cidadão na eleição presidencial? Para especialistas em marketing de influência, a força dessas personalidades ainda tem impacto junto aos fãs, mas não entre a maioria. No segundo turno, que acontece neste domingo, 30, muitos têm sido os famosos que estão se posicionando a favor dos candidatos à presidência Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e Lula (PT).

“Quando esses brasileiros possuem identificação com um ídolo, seja ele do esporte, entretenimento ou da música, acaba impactando as pessoas com o direcionamento do voto. Mas para aquelas que possuem opinião própria, entendimento sócio-político da realidade do país, a chance de ser impactado e converter um voto e convencer de se votar em A ou B é muito difícil”, afirma Bernardo Pontes, especialista em marketing de influência na Alob Sports.

Do lado do atual mandatário da República, a lista ganhou o apoio de cantores sertanejos – Chitãozinho, Gusttavo Lima, Zezé di Camargo, Leonardo, Bruno e Marrone, Sula Miranda, Eduardo Costa, Fernando (da dupla com Sorocaba), entre outros. Outro manifestação de peso conquistada por Bolsonaro veio de um dos principais jogadores da seleção brasileira, o atacante Neymar, que inclusive participou da super live feita pelo candidato neste último final de semana. Além do atacante do PSG, alguns esportistas estão do lado de Bolsonaro – Felipe Melo, Maurício Souza e dos ex-pilotos Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Artistas globais como Regina Duarte, Malvino Salvador e Humberto Martins, também estão do lado de Bolsonaro.

Do lado de Lula, a relação de apoiadores famosos é grande. Vai desde os influencers Felipe Neto e Casimirom, a cantoras Anitta, Ludmilla, Iza, Luísa Sonza, Ivete Sangalo e Gloria Groove, passando por Pablo Vittar, Martinho da Vila, Chico César e Maria Rita. Muitos artistas também estão do lado do petista, casos de Wagner Moura, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Marieta Severo, Bruna Marquezine, Camila Pitanga e Letícia Sabatella. Do esporte, Lula teve manifestações ao seu favor do comentarista Casagrande, do ex-jogador Raí e do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Renê Salviano, também especialista em marketing esportivo e sócio da Heatmap, empresa de consultoria esportiva e de entretenimento, diz que o apoio dessas celebridades influencia mais a camada de fãs considerados ‘incondicionais’. “É de conhecimento de todos a disputa por audiência, que hoje tem um imenso valor. O que ainda estamos conhecendo a cada dia é a força que as personalidades possuem na influência de consumo de qualquer segmento que seja: produtos, esportes e até mesmo no momento de uma eleição”, analisa.

AO SOM DA VIOLA - O presidente recebe sertanejos em Brasília: a aposta é que eles possam virar o jogo nas redes -
AO SOM DA VIOLA - O presidente recebe sertanejos em Brasília: a aposta é que eles possam virar o jogo nas redes – (Marcos Corrêa/PR)
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.