O significado de Caju, álbum de Liniker indicado ao Grammy Latino 2025
Canção de mesmo nome faz parte do disco

Lançado há mais de um ano, CAJU, segundo álbum de Liniker, ainda dá frutos para a cantora. O trabalho é destaque brasileiro na lista do Grammy Latino, divulgada nesta quarta-feira, 17. Nas categorias gerais, foi indicado aos prêmios de Álbum do Ano, Gravação do Ano (por Ao Teu Lado) e Canção do Ano (por Veludo Marrom).
Na época do lançamento, a artista contou como surgiu o nome CAJU e o conceito do disco: disse que estava dançando em uma festa e uma moça falou que sua boca parecia um caju. “Comecei a pensar nessa boca de caju e a pesquisar caju, a fruta brasileira mais exportada, todas as propriedades do caju. E aí comecei a pensar ‘se eu fosse uma outra pessoa, Caju seria um bom nome para um alter ego’. Comecei a montar uma história através dessa personagem, quem ela era, quantos anos ela tinha, qual era o signo da Caju”, disse em entrevista ao Dia TV. Por meio desse alter-ego, Liniker conta suas histórias pessoais com mais liberdade.
Com a música que abre o disco e que dá nome a ele, a cantora queria que as pessoas entendessem que a Caju – essa personagem que é seu alter ego – passou por muita coisa para chegar aonde está agora. O início da música, com um áudio em japonês de uma comissária de bordo – criado por inteligência artificial – dizendo que o voo partiu do Japão e passará por vários destinos até chegar no Brasil, é uma metáfora desse processo.