Patrícia Mayer, diretora da Casa Cor Rio de Janeiro, selecionou os cinco ambientes mais visitados da edição 2022 do evento que mistura tendências design e decoração. A pedido da VEJA, ela explica o que tem chamado mais atenção dos visitantes nestas primeiras semanas de Casa Cor. Confira:
Expo, de Cristiana e Mariana Mascarenhas
“É um espaço expositivo informal, pensado para que artistas pudessem reunir suas obras, produzir, trocar ideias. Um ambiente que traça um paralelo com nosso vizinho Parque Lage, e seu conceito de “usina de ideias” imaginado por Rubem Gerchman. Há peças de Ozi, Daniel Lannes, Herbert Sobral, Mulambo e Geleia”.
BamˈBo͞o Bar, de Gisele Taranto Arquitetura
“É presencial e virtual, com um bar e uma área de convivência no jardim, além de obras de arte em realidade aumentada que surgem ao acionar QR Codes. A piscina se torna instalação de Maritza Caneca.”
Casa Migrante, de João Panaggio
“Na praia, no campo, ou num recanto da cidade. A Casa Migrante poderia estar em qualquer lugar, mas foi num dos cantinhos mais charmosos do nosso jardim que ela nasceu. Ali, se destaca a enorme claraboia que transforma em quadro vivo a luz do dia e da noite.”
Quarto Drummond, de Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa
“O poeta que completaria 120 anos em 2022 ganha em sua homenagem um dos quartos da nossa ‘Hospedaria’, que surge emoldurado pelas palavras. A decoração é simples com tecidos leves como o linho e móveis de linhas retas, o que caracteriza sua época”.
Sala de Reunião e Galeria Brando Barbosa, de Ric Melo e Rodrigo Passos
“A banheira de mármore que pertenceu à Imperatriz Teresa Cristina se torna suporte para coleção de opalinas. Enquanto o closet de Odaléa vira vitrine para expor peças do acervo da residência. Um projeto com olhar contemporâneo, mas respeitoso à arquitetura original”.
Serviço:
CASACOR RIO 2022
Até 26 de junho de 2022
terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 21h
Local: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico. Rio de Janeiro