A coluna acompanhou de perto os debates, sabatinas, entrevistas e eventos de campanha dos candidatos à presidência. Neste domingo, 2, quando o Brasil decide seu futuro, é hora também de olhar o passado recente. Selecionamos os momentos mais marcantes que envolvem alguns dos candidatos à presidência.
- O último debate entre os presidenciáveis na TV Globo, com a presença de um padre que não é padre, o Kelmon (PTB), interrogando os adversários, com foco em Lula (PT), visivelmente ancorado nas táticas de Bolsonaro (PL). No fim, o estardalhaço do suposto padre saiu vencedor apenas no quesito “memes”, ao ser chamado por Soraya Thronicke (União Brasil) de “padre de festa junina”.
- Os debates, aliás, quase viraram um ringue. No da Band, André Janones e Sergio Camargo trocaram insultos e precisaram ser apartados nos bastidores dos estúdios. Já no da VEJA/SBT, entre outros veículos do pool, Soraya brincou de “o que é, o que é” e intimidou Bolsonaro a não “cutucar onça com sua vara curta”.
- Em pleno feriado de 7 de setembro, quando se comemorou a data dos 200 anos da Independência do Brasil, Jair Bolsonaro bradou aos quatro cantos, em Brasília, que é “imbroxável”. Repetiu o termo várias vezes, como forma de mostrar capacidade de gestão, numa mistura público/privado como nunca antes de viu. O termo caiu nas graças das redes sociais. Difícil mesmo foi a imprensa internacional arrumar formas de traduzir a verborragia do candidato.
- A fase pré-eleitoral pegou fogo conforme os artistas iam se posicionando a favor ou contra determinados candidatos. Teve até quem anunciou votar em um e mudou de ideia pelo “voto útil” – tal como Caetano Veloso e Vanessa da Matta, que pularam fora do barco de Ciro Gomes (PDT). Entre os que mais criaram alardes, Anitta esquentou os ânimos ao anunciar apoio a Lula. Na reta final, surgiu Neymar querendo emplacar um gol nos 45 do segundo tempo a favor de Bolsonaro.
- O educador Paulo Freire, um dos nomes brasileiros mais respeitados no mundo, foi citado por Lula e criticado por Bolsonaro em algumas sabatinas. Pronto, bastou isso para que o seu nome fosse parar nos Topic Trends do Twitter.