Os indícios de que a Globo pode se complicar com ‘Vale Tudo’
Remake da novela de 1988 vai substituir 'Mania de Você', em março

O remake de Vale Tudo é a grande – ou única – aposta da TV Globo para salvar a faixa das 9, horário mais nobre do canal que vem sofrendo com a baixa audiência de Mania de Você. A expectativa vem sendo criada desde o anúncio da produção há alguns meses e foi reforçada com a exibição da primeira chamada nesta segunda-feira, 24. No entanto, já começaram a surgir alguns indícios de que, se a emissora não tomar cuidado, a situação pode ficar ainda mais complicada.
O primeiro deles foi dado pela própria autora, Manuela Dias, que desde o início deu sinais de que o politicamente correto vai reinar na novela, exibida originalmente em 1988. De fato, certos comportamentos de décadas atrás não são, nem devem ser, mais tolerados. No entanto, o folhetim pode ficar chato dependendo da mudança, como a retirada de frases que tornaram Odete Roitman a maior megera da teledramaturgia. A escandalosa “o Brasil é uma mistura de raças que não deu certo” é um exemplo. Nas alterações indicadas por Dias, essa fala torna-se inviável.
Outro ponto de alerta foi a escalação de Bella Campos para o papel central de Maria de Fátima, interpretada por Glória Pires na versão original. Logo após a exibição da primeira chamada da novela, a atriz ficou entre os tópicos mais comentados nas redes sociais, sendo detonada pela sua atuação. “Só precisou de uma cena para mostrar a falta de talento” foi um dos comentários no X.
Um terceiro indicativo de perigo também veio no vídeo, com a revelação de Odete Roitman antes mesmo da estreia. Na novela de 1988, ninguém sabe quando a vilã entra na trama, e agora ela já deu as caras logo no trailer. Além de ter o nome citado em diversos momentos nos poucos minutos, o ponto alto da chamada foi quando ela chega de helicóptero.