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Os professores que transformaram pesquisa em jogo de cartas

Lançado pela PUCPRESS, 'Estranha Mente do Consumidor' ajuda a entender por que escolhemos um produto ou serviço

Por Nara Boechat Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 nov 2025, 20h00

A ciência do consumo acaba de ganhar um aliado prático – e bem divertido. Três professores do curso de Marketing da PUCPR transformaram anos de pesquisas sobre comportamento do consumidor em um jogo de cartas que, embora pareça uma simples brincadeira, incentiva a reflexão sobre a decisão de adquirir um produto ou serviço. Lançado pela PUCPRESS, editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Estranha Mente do Consumidor é composto por um baralho com 60 desafios inspirados em estudos acadêmicos que ajudam a entender por que escolhemos o que escolhemos, seja por impulso ou conscientemente.

Cada carta apresenta um dilema real ou uma pergunta que faz o jogador repensar os hábitos de compra. A objetivo, segundo os criadores Luana Kava, Flávio Luiz von der Osten e Helison Bertoli Alves Dias, é colocar o pensamento crítico em ação. “Em cada carta, buscamos inserir conteúdo para provocar, desafiar e inspirar por meio de descobertas reais da ciência do consumo. A ideia é testar conhecimentos, gerar boas conversas e até estimular a criação de novas ideias em Marketing e Comunicação”, explica Luana Kava, doutora em Gestão da Informação e mestre em Administração na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR.

O jogo nasceu com base em artigos científicos criteriosamente selecionados, e ganhou um design que possibilita o uso do material para além das dinâmicas em salas de aula, como workshops corporativos e sessões de brainstorming e planejamento estratégico em agências e departamentos de comunicação. Assim, os quatro modos de uso permitem explorar o conteúdo de formas diversificadas.

A onda da gamificação no mercado editorial brasileiro, que tem invadido ambientes corporativos e materiais didáticos, também ajudou a impulsionar o projeto. Segundo Michele Oliveira, gerente da PUCPRESS, o jogo chega na hora certa: “As metodologias ativas e formatos inovadores de disseminação do conhecimento têm ganhado cada vez mais relevância. Nesse contexto, trazemos para o catálogo da PUCPRESS um material que transforma a ciência em uma estratégia de engajamento, aprendizado e formação crítica, em sintonia com os desafios contemporâneos da comunicação e do consumo”, destaca.

Apresentado em uma caixa discreta, que inclui cartas e manual de instruções, o Estranha Mente do Consumidor promete ir além do ensino – ele vai mudar a forma como compreendemos o consumo. Dessa forma, nasce um recurso indispensável e descontraído para todos – sejam educadores, estrategistas ou consumidores – refletirem sobre o comportamento do freguês.

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