Bill Gates afirmou que três áreas vão sobreviver aos avanções da Inteligência Artificial (IA). Segundo o bilionário, o desenvolvimento de energias alternativas, biociências da saúde e o desenvolvimento da própria IA serão profissões que vão continuar existindo. Para Gates, o combate às mudanças climáticas o faz acreditar que cada vez mais, mais profissionais qualificados serão exigidos. “Energia eólica e solar continuam a ser uma parte chave do futuro, mas líderes reconhecem agora que você precisa complementá-las com algo mais confiável quando o sol não está brilhando ou o vento não está soprando”, escreveu em seu blog, acrescentando que energia nuclear é o futuro.
Já biociência é essencial principalmente para o avanço na produção de remédios, vacinas e terapias. No entanto, o desenvolvimento na saúde pode ser feito junto com a IA, uma grande aliada dos cientistas, ao seu ver. “Descobrir drogas exige passar um pente fino em enormes quantidades de dados, e ferramentas de inteligência artificial podem agilizar este processo significativamente. Algumas empresas já estão criando novas drogas para câncer desenvolvidas desta forma”, justificou.
Por último, o fundador da Microsoft acredita que o robo não pode superar o homem, o que torna o programador e desenvolvedor essencial para a continuação da IA. “A inteligência artificial está prestes a acelerar o nível de novas descobertas a um ritmo que nunca vimos antes. Se fizermos investimentos inteligentes agora, a IA pode tornar o mundo um lugar mais igualitário. Pode reduzir ou até eliminar o tempo de atraso entre o momento em que o mundo rico recebe uma inovação e quando o mundo pobre tem acesso a ela”, afirmou.