‘Quem é?’: repercussão internacional de Wagner Moura no Globo de Ouro
Ator brasileiro levou a estatueta de melhor ator em filme dramático
A vitória de Wagner Moura na categoria de melhor ator em filme dramático do Globo de Ouro, na noite deste domingo, 11, ganhou grande repercussão na imprensa internacional. O site Variety destacou que o ator de O Agente Secreto fez história na premiação como o primeiro brasileiro a levar a estatueta. “Ele já havia sido indicado anteriormente a melhor ator em série dramática por seu trabalho em Narcos. Além de ser o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio, Moura também foi o primeiro ator brasileiro a ser indicado na categoria de melhor ator em série dramática”, escreveu.
Já os críticos do The Hollywood Reporter compararam o Globo de Ouro com outras premiações, afirmando que os jurados deste “nunca tiveram problemas” em premiar trabalhos feitos em outros idiomas. “Prestaram um grande serviço ao filme brasileiro em português O Agente Secreto“. A publicação também ressaltou que a vitória do longa em melhor filme em língua não-inglesa “coloca em xeque” a ideia de que Valor Sentimental e Foi Apenas Um Acidente são os concorrentes mais fortes ao Oscar.
O The Guardian elogiou as conquistas de Moura e do filme de Kleber Mendonça filho. “Foi premiado como melhor filme em língua não-inglesa e Wagner Moura levou o prêmio de melhor ator em drama por sua atuação no papel principal. Talvez todos os grandes concorrentes masculinos estivessem na categoria de comédia/musical, mas mesmo assim foi ótimo ver esse excelente ator receber um prêmio”, avaliou.
Enquanto isso, o jornal britânico Daily Mail explicou aos mais desavisados “quem é Wagner Moura” e seu “triunfo surpreendente”. Na reportagem, o veículo enfatizou o discurso do ator sobre a ditadura militar no Brasil, além de lembrar da carreira do baiano no cinema nacional, como Tropa de Elite, e internacional. “Ele já ganhou cinco prêmios da Academia Brasileira de Cinema e, antes de sua vitória no domingo, havia sido indicado ao Globo de Ouro por sua excelente interpretação de [Pablo] Escobar em Narcos. Ele também recebeu uma indicação ao prêmio Annie por sua atuação como a voz da Morte em Gato de Botas: O Último Desejo, lançado em 2022″, relatou.






