Quem é Walter Salles, bilionário e diretor de ‘Ainda Estou Aqui’
Cineasta está entre os mais bem pagos do mundo

Diretor de Ainda Estou Aqui, indicado na categoria para o Melhor Filme e Melhor Filme de Língua Estrangeira, Walter Salles, 68 anos, é considerado um dos cineastas mais renomados do Brasil, já tendo levado outros longas brasileiros à premiação, dentre eles Central do Brasil (1998) e Diários de Motocicleta (2004). Nascido no Rio de Janeiro, em 1956, Salles estudou economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e depois se especializou em comunicação audiovisual na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Seus filmes lhe renderam uma grande fortuna – segundo a Forbes, Walter é o terceiro diretor mais bem pago do mundo com um patrimônio de de dólares 4,3 bilhões de dólares, ficando atrás apenas de Steven Spielberg (5,3 bilhões) e George Lucas (5,2 bilhões).
Embora parte de sua fortuna seja oriunda de seus trabalhos como diretor, Walter nasceu em berço de ouro e vem acumulando patrimônios desde então. O cineasta é filho de Elisa Margarida Gonçalves Moreira Salles e Walther Moreira Salles, fundadores do Itáu Unibanco e investidores da principal nióbio do mundo, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Além de empresário, Walther também foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954).
O patrimônio do patriarca foi dividido entre os quatro filhos, Fernando (1947), Walter (1956), Pedro (1959) e João (1962) – todos os herdeiros estão na lista de bilionários da Forbes. Antes de começar a trabalhar com cinema, Walter se formou em econômia na PUC Rio, mas logo em seguida foi estudar comunicação audiovisual na Universidade do Sul da Califórnia.