Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Sandra Passarinho deixa a Globo após 50 anos na emissora

A profissional decidiu deixar o jornalismo diário

Por João Batista Jr. Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 dez 2019, 11h25 - Publicado em 20 dez 2019, 11h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A jornalista Sandra Passarinho deixa a Globo nesta sexta-feira 20 após 50 anos de carreira dentro da emissora. A repórter foi convidada para ser estagiária na empresa em 1969, aos 19 anos, e foi a primeira correspondente da Globo na Europa. Logo quando chegou, Sandra foi apelidada de passarinho pelo cartunista Borjalo por ser pequena e rápida — e o apelido virou o seu nome profissional.

    Em comunicado aos colegas da redação, o diretor de Jornalismo, Ali Kamel, prestou uma homenagem a Sandra. “Eu então quero agradecer à Sandra pela imensurável contribuição que ela deu ao jornalismo da Globo e ao jornalismo brasileiro. E por ter inspirado tantos e tantos profissionais. Entre eles eu, que sempre parei quando via uma reportagem dela no ar. Desde a década de 1970”, escreveu.

    Sandra foi contratada para integrar a equipe de repórteres em 1970, um ano após ingressar na emissora como estagiária. Em 1974, pediram para que ela fosse imediatamente à Globo e, assim, veio a notícia: ela embarcaria para Portugal e seria a primeira correspondente da emissora na Europa, ao lado do cinegrafista Orlando Moreira.

    Em uma trajetória de sucesso, Sandra fez grandes coberturas para a emissora. A jornalista deu uma pausa em sua carreira na Globo para trabalhar com outras emissoras internacionais e cursou a faculdade de Ciências Sociais na Polytechinic of Central London, que era o seu sonho desde o início. Ela voltou ao Brasil e retomou a sua carreira na emissora em 1985.

    Desde então, integrou a equipe do Globo Repórter, foi editora-chefe do programa Espaço Aberto, da GloboNews, ganhou o primeiro Prêmio Emmy do jornalismo brasileiro ao lado da equipe que cobriu a ocupação do Complexo do Alemão e fez reportagens para o Jornal Nacional. “Afinal, não consta nos dicionários, mas bem poderia: Sandra Passarinho – sinônimo, REPÓRTER”, escreveu Ali Kamel.

    “Sandra me procurou para dizer que decidiu deixar o jornalismo diário. Notem, não deixará o jornalismo, mas terá um outro ritmo. Um dos amigos que fez em Londres na Polytechnic of Central London a convidou para participar de um projeto pioneiro. E sem a necessidade de se mudar para Londres. Sandra está namorando a ideia de dar a sua colaboração num projeto digital, tudo ainda muito embrionário”, escreveu.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.