Tina Turner – cantora, dançarina e atriz suíça, nascida nos Estados Unidos – morreu nesta quarta-feira, 24. Popularmente conhecida como a rainha do rock’n’roll, ela ganhou destaque como vocalista da Ike & Tina Turner Revue antes de lançar carreira de sucesso como artista solo. Tina Turner renunciou à cidadania americana em 2013.
Leia também: O ‘louco’ réveillon de Tina Turner no Rio
Como o Brasil ajudou Tina Turner a entrar no ‘Guinness Book’
‘Cambalacho’: a atriz que se inspirou em Tina Turner em novela
A morte foi confirmada por um assessor da cantora ao site Sky News. Tina e o ex-marido, Ike Turner, que morreu de overdose de cocaína em 2007, fizeram sucesso no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Eles se divorciaram em 1987, depois de um casamento conturbado – ela disse que era espancada por ele. A cantora de sucessos como What’s Love Got to Do with It (veja abaixo) se lançou em carreira solo nos anos 1980.
Os trabalhos de Tina não se restringem à música: estreou nos cinemas no filme Tommy, em 1975 . Dez anos depois, outro sucesso: Mad Max – Além da Cúpula do Trovão. Além disso, gravou a trilha de outras produções, incluindo 007 contra Golden Eye.
A propósito: a mostra Tina Turner: uma Viagem para o Futuro está em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A exposição reúne 120 fotos de Tina feitas por Gruen, Ebet Roberts, Ian Dickson e Lynn Goldsmith para reconstruir a vida e a carreira de uma das artistas mais importantes do pop. A mostra fica em cartaz no museu até 9 de julho.
Tina Turner, uma das grandes divas da música mundial, teve números impressionantes na carreira: oito Grammys e 100 milhões de cópias vendidas. Aos 83 anos, estava reclusa, após conquistar o mundo como uma das vozes mais marcantes que já se ouviu.