Três vezes que ‘Três Graças’ já foi melhor que ‘Vale Tudo’
Novela de Aguinaldo Silva estreou no dia 20 de outubro
Depois do decepcionante remake de Vale Tudo, Três Graças chegou devolvendo ao telespectador a boa e velha dramaturgia. Em poucas semanas no ar, a novela de Aguinaldo Silva já conseguiu superar a obra de Manuela Dias em diferentes aspectos. A coluna GENTE separou pelo menos três vezes em que o atual folhetim foi melhor do que o antecessor: a abordagem das questões sociais, a inserção da publicidade e a recepção do público.
No que diz respeito à questão social, Três Graças se destaca por tratar o tema de maneira mais orgânica e envolvente – não apenas no texto, mas também nas imagens. Um exemplo marcante foi o destaque dado a mulheres grávidas e sozinhas aguardando atendimento em um hospital, escancarando as dificuldades das “mães solo”. O que a releitura de Vale Tudo prometeu, mas não entregou, a trama de Aguinaldo vem apresentando com naturalidade, sem perder o fio da narrativa.
Outro mérito do roteiro está na maneira como a publicidade vem sendo inserida. Em vez de diálogos artificiais e exposição forçada de marcas, a trama apresenta produtos de forma coerente com a história que está sendo contada. Um exemplo é a aparição de uma garrafa de refrigerante em cena: em vez de um discurso sobre as qualidades da marca, o item simplesmente compõe o cenário, sobre a mesa, enquanto o personagem faz sua refeição. Há a menção do nome, mas de maneira natural, como deve ser.
Por fim, vale destacar a resposta do público. Além de superar Vale Tudo em engajamento nas redes – cerca de 59% a mais -, Três Graças devolveu ao espectador a esperança na boa novela de horário nobre. “Torcendo para que Três Graças seja o novelão que a gente precisa para se curar de Mania de Você e Vale Tudo”, escreveu uma usuária do X na estreia, resumindo o sentimento de quem voltou a acreditar na força da teledramaturgia.







