TV Globo é condenada por assédio moral e racismo em set de novela
Atriz afirma que recebeu tratamento diferente em relação a atores brancos

Comemorando 60 anos em 2025, a TV Globo foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar uma indenização de 500 mil reais à atriz Roberta Rodrigues por assédio moral e racismo institucional. Os crimes foram cometidos durante as gravações da novela Nos Tempos do Imperador, escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Na decisão do processo, que corre em segredo de Justiça, a juíza Aline Gomes Siqueira, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, entendeu que o ambiente de trabalho foi marcado por práticas de assédio moral e racismo institucional durante as gravações do folhetim, segundo informações do jornal O Globo. Cabe recurso.
Nos Tempos do Imperador foi ao ar entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, com elenco formado por nomes como Selton Melo, Letícia Sabatella e Mariana Ximenes. No processo, a atriz afirma que ela e os outros atores negros da produção tiveram tratamento diferente em relação ao elenco formado por atores brancos. A Globo negou as acusações, alegando que não houve qualquer tipo de discriminação ou segregação racial. E defendeu que, mesmo após o fim do contrato das gravações da novela, Roberta atuou em outras produções da emissora.
O caso veio à tona em fevereiro de 2022, com uma denúncia no compliance da Globo. No mês seguinte, o diretor artístico da novela, Vinicius Coimbra, foi demitido da emissora por assédio moral.