Verão 2025: as memórias mais marcantes – e polêmicas – da estação
Os depoimentos de personalidades sobre viagens afetivas da estação mais vibrante do ano

Com a chegada da temporada de verão, muitos lembram da estação de maneira afetiva. À coluna GENTE, personalidades contam histórias inesquecíveis de verão – que vão desde o perrengue da Juliana Paes quase dando à luz ao seu filho na praia, quanto à diversão de Lulu Santos ao encontrar latas de maconha flutuando no mar carioca em 1987. Confira:
Mariana Santos: “Os verões são inesquecíveis, mas teve um verão que passei quando tinha 18 anos em Angra dos Reis (RJ), minha família é toda de lá, e foi muito legal. Com os primos, meus avós que eram vivos. Foi inesquecível”.
Luana Piovani: “Um verão inesquecível foi o último, que passei com os meus filhos em Noronha. Todas as crianças juntas”.
Luiza Brunet: “Os verões mais inesquecíveis que tive foram com a família, quando era casada com o pai da Yasmin, o Antonio. Eram na Europa, em Ibiza… Foram os verões que mais gostei. E Búzios (RJ), gosto bastante”.
Juliana Paes: “Eu estava em uma praia bem longe, perto da Restinga de Marambaia, bem na área de Grumari, no Rio. Fui à praia com minha mãe e Dudu (o marido Carlos Eduardo Baptista). Estava com uma barriga enorme, última semana de gestação. De repente levantei, tinha acabado de dar um mergulho e senti que estava úmido demais. Levou um tempo até perceber que a minha bolsa rompeu. Demorei para entender que não estava molhada do mar. Comecei a sentir cólicas longe do Hospital. Foi especial, porque António decidiu nascer na praia, meu lugar favorito no mundo, e tenso porque foram muitos quebra-molas até chegar em casa”.
Lulu Santos: “Verão da Lata, de 1987, foi muito marcante. Um barco que estava vindo da Indonésia encalhou na Baía de Guanabara com uma carga de milhares de quilos de uma maconha que não se conhecia no Rio de Janeiro ainda. A cidade foi abençoada e inundada pelo Verão da Lata. Peguei duas latas inteiras, foi um bálsamo, porque era de ótima qualidade. A onda era maravilhosa, muito boa. Mudou meu conceito”.
Gabriel David: “A memória mais marcante do verão e do Carnaval foi desfilar pela Beija-Flor na praia de Copacabana em 2018. Sempre fizemos um desfile por ano fora da Avenida. Tinha aquela multidão que vinha para assistir ao desfile na praia, era sempre um momento marcante de troca e energia com a sociedade”.
Mariana Goldfarb: “Verão é a melhor estação do ano. Como boa carioca, amo o que o verão representa, a liberdade, as férias… Fui feita para o verão. Todos são importantes para mim”.
Jonathan Azevedo: “Todos os verões me marcam muito, porque sou apaixonado pelo calor. Mas o que mais me marcou foi o de 2021, meu filho já podia ir para a praia, foram os meus primeiros momentos com os meus filhos. Foi algo único e me fez me ver criança”.
Neguinho da Beija-Flor: “O recente campeonato da Viradouro de 2024… Mas o que vai ser realmente marcante é minha última presença no Carnaval do ano que vem”.