Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

‘Vovó descolada’, chef leva cuxá e sururu a patamares artísticos no fogão

Maristela Franco, 62, é dona do Armazém do Chef, em São Luis (MA)

Por Giovanna Fraguito 6 jul 2025, 09h00

De voz doce e sempre de sorriso no rosto, Maristela Franco, 62 anos, gosta de puxar papo com os clientes, indo à mesa e ajudando-os a decidir quanto ao cardápio do seu badalado restaurante, o Armazém do Chef (@armazemdochef), em São Luis (MA). Recebendo famosos, como Denise Fraga, Zeca Camargo, padre Fabio de Melo e Raimundo Fagner, entre tantos outros, a antiga publicitária e produtora de eventos, com dois filhos e três netos, apostou em uma tradição herdada de família. É na conjunção de arte e gastronomia que faz seu nome brilhar.

A ligação com o mundo das artes ultrapassa os clientes: nas paredes  ela valoriza os artistas locais, com obras espalhadas por todo o espaço. Além de ser um dos 98 associados do Boa Lembrança (@boalembranca) –  associação de restaurantes que a cada ano produz uma cerâmica pintada à mão, com um design personalizado alusivo a receita de cada prato, seu estabelecimento valoriza as comidas e ingredientes típicos da região – como a pescada, o caranguejo, o cuxá e o sururu. Sua virada de vida, ela diz, veio quando completou 50 anos.

“Sempre gostei de cozinhar, porque venho de uma família de italianos. Minha avó ensinava, antes de andar, ir para a cozinha. Todo final de semana, recebia os artistas na minha casa. Montava um palcozinho, eles vinham cantar e eu cozinhava. Primeiro éramos 12, depois virou 15, 20, 30, e não aguentava mais ficar todo final de semana cozinhando. Aí me deram a ideia de abrir um restaurante. Queria um local onde as pessoas não fossem por acidente, não uma área gourmet. Quando abri não tinha nada perto. Queria que a pessoa vivesse pela experiência, além de uma boa comida, que apreciasse o que tem nas paredes e conhecesse um pouco da cultura do Maranhão. Meu neto fala: ‘vovó, quero fazer o que você faz, porque acho muito massa, você é uma avó muito descolada'”, diz à coluna GENTE.

Além da cozinha do Armazém do Chef, Maristela está à frente de outros dois restaurantes na capital e planeja abrir um terceiro, que promete ser uma “volta ao mundo de sabores”. Isso porque, além das artes e da comida, ela também ama viajar – já conheceu 93 países. Seus sabores ultrapassam fronteiras.

Prato da boa lembrança 2025. “Sol do Maranhão “ ( carne de sol de filé mignon com pirão de leite e farofa de banana)
Prato da boa lembrança 2025. “Sol do Maranhão “ ( carne de sol de filé mignon com pirão de leite e farofa de banana) (./Divulgação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.