Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Xuxa perde ação e paga indenização a Magno Malta; entenda

Atriz havia pedido indenização por danos morais após vídeo publicado pelo senador

Por Nara Boechat Atualizado em 21 out 2024, 18h42 - Publicado em 21 out 2024, 07h00

Xuxa Meneghel, 61 anos, pagou uma indenização de quase 32 mil reais ao senador Magno Malta (PL-SP). De acordo com documentos obtidos pela coluna GENTE, o político ingressou com uma ação em setembro deste ano para que a apresentadora pague os custos do processo e honorários dos seus advogados, referentes a um processo que ela perdeu para o senador. Em 2020, a apresentadora entrou com o pedido de indenização de 150 mil reais por danos morais, alegando que um vídeo publicado por Malta teria tom calunioso e causado danos a sua imagem. No conteúdo da publicação, o senador critica o livro de Xuxa Maya: Bebê Arco-Íris, que aborda a temática LGBTQIA+ para crianças, descrevendo a obra como “esdrúxula e indigna”.

Em decisão publicada em abril de 2022, o juiz Théo Assuar Gragnano da 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) julgou a ação improcedente. O magistrado considerou que os “adjetivos” usados pelo senador estão dentro do direito à liberdade de expressão e não teriam relação com a apresentadora, mas sim com a obra. “Acresça-se que, sendo a autora pessoa pública de grande fama, está sujeita a rígido escrutínio e a críticas intensas provenientes de diversos segmentos sociais. Mormente quando decide mobilizar seu talento e atividade criativa em prol de minorias sociais cujos direitos foram apenas recentemente reconhecidos. O próprio réu lembra, na contestação, que outrora reconheceu a ‘sua corajosa militância contra o abuso sexual de crianças e adolescentes'”, informa a decisão.

Com a derrota na Justiça, Xuxa foi condenada a pagar a Magno os custos do processo, além dos honorários de 10% do valor atualizado da causa ao advogado do senador. Os trâmites da ação foram encerrados na última terça-feira, 15.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.