Robert Cray comanda festa do blues em São Paulo
O guitarrista americano se apresenta em evento gratuito neste sábado no Parque Villa-Lobos (São Paulo). Depois toca em Belo Horizonte, Rio e Brasília

Uma tarde com os maiores nomes do blues nacional e internacional, num dos parques mais bonitos de São Paulo e – o melhor de tudo – de graça. Essa é a proposta do festival BB Seguros de Blues & Jazz, atualmente em sua quinta edição. O maior nome do evento é o guitarrista e cantor americano Robert Cray. O bluesman de 65 anos tocou com todo mundo que importa na história do blues de seu país. Participou de álbuns de pioneiros como John Lee Hooker e dos guitarristas Albert Collins e Johnny Copeland e trabalhos de Eric Clapton, o branco inglês que melhor traduziu a melancolia do gênero para o público internacional. Um dos méritos de Cray foi tornar o blues mais pop e palatável. Seu álbum Strong Persuader, de 1986, cujos singles Nothin’ But a Woman – com participação do naipe de metais The Memphis Horns – e Right Next Door tiveram alta rotação inclusive nas rádios brasileiras, vendeu dois milhões de cópias nos Estados Unidos. Embora nunca tenha repetido o sucesso do álbum, o guitarrista continuou a lançar trabalhos de alto calibre. O mais recente, Robert Cray and High Rhythm, chegou às lojas dois anos atrás e teve produção do baterista Steve Jordan, parceiro do Rolling Stone Keith Richards.
A apresentação de Robert Cray está marcada para às 17h30 mas o festival, que será no Parque Villa Lobos, irá apresentar shows desde às 11h da manhã. As outras atrações são o Dinamic Jazz Quartet, um tributo ao guitarrista Eric Clapton, o violinista Ricardo Herz, o baixista Thiago Espirito Santo e o encontro de duas lendas da guitarra brasileira: Luiz Carlini, do Tutti Frutti e Sérgio Dias, de Os Mutantes. Robert Cray tem apresentações marcadas em outros palcos brasileiros. Ele se apresenta dia 31 de julho no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; 02 de agosto no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, e 03 de agosto no Parque da Cidade, em Brasília. A performance na capital federal também será gratuita.