Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJANOMICS

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre economia, finanças e negócios, em texto e vídeo

O mercado de eSports já é parte do futuro econômico do Brasil

Uma nova era, anunciada há quase 10 anos finalmente chegou. E com ela, a esperança de movimentar parte da geração mais conectada da história do planeta

Por Da Redação Atualizado em 7 fev 2022, 17h16 - Publicado em 7 fev 2022, 09h00

Lembra quando você, hoje na casa dos 40 anos, que na década de 80 e 90 queria passar quase que a vida toda jogando video game e acreditava que um dia aquilo poderia ser seu ganha pão, sua profissão? Quem é da geração milênio já passou por isso. Mas nunca existiu, de fato, um mercado minimamente viável até o começo da década de 2000. Mas parece que para as gerações Z e Alfa o jogo virou.

A tecnologia avançou, o processamento de dados aumentou, a capacidade de entrega gráfica atingiu níveis quase reais e mais do que isso, criou-se um mercado possível. De acordo com a consultoria Newzoo, a indústria global de games movimentou, em 2021, quase US$ 176 bilhões de dólares. Até 2023 a perspectiva é de que este valor chegue a US$ 200 bilhões de dólares. A maior parte deste valor será de jogos baixados, que podem ser jogados tanto pelo celular e tablets quanto por estações fixas. Aí você pode pensar: “Mas Guto, isso aí são números globais. Aqui no Brasil estamos longe”. Nada disso leitor. A pandemia foi um dos fatores que fez a disparada deste mercado no país chamar ainda mais atenção.

Puxados por jogos como Fortnite, da Epic Games, com mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, entre outros títulos com milhares de adeptos, como FIFA, LOL, CS:GO, NBA, F1 e Rainbow Six, e uma infinidade cada vez maior de times profissionais por todo o Brasil, como INTZ, Pain Gaming, Red Canids, Keyd e Kabum, o país tem se destacado na cena como mercado em crescimento. A recente pesquisa Game Brasil 2021 traz dados interessantes sobre isso:

  • 75,8% dos gamers brasileiros afirmaram que jogaram mais durante a pandemia.
  • 42,2% afirmaram ter gastado mais dinheiro em games;
  • As mulheres são 62,2% do total de jogadores(as) de smartphone enquanto nos consoles, 61,9% são homens;
  • Em 2020 a principal faixa etária de jogadores era a de 25 a 34 anos (33,6%). Agora a principal faixa está em 20 a 29 anos (41,1%);
  • As mulheres são maioria de jogadores (as) no país, representando 51,5% dos players.

Este último dado é particularmente incrível. O avanço de meninas e mulheres neste campo faz com que a economia de games se fortaleça e se diversifique. A apresentação de diversos novos times de garotas e ligas femininas, como a GRRRLS League, que é a 1a liga feminina de CS:GO do mundo, nascida dentro da Game XP, mostrou a força deste recorte no país. Um fato relevante foi a recente contratação pelo time MIBR, um dos pioneiros, mais tradicionais e vencedores do país, da ex-head de novos negócios do Rock in Rio, Roberta Coelho, para a posição de CEO.

Continua após a publicidade

A empresária chega com uma bagagem de visão incrível e promete apresentar boas novidades para o time e para o mercado em 2022. A chegada da nova CEO também dá uma mexida nas estruturas do setor no Brasil, tradicionalmente masculinizado com um comportamento inadequado quanto a participação feminina, sobretudo no online. Postura que vem sendo vencida ano após ano e que agora recebe um reforço de peso para uma evolução do mercado de eSports no Brasil.

Temos a nossa frente um setor em franca expansão, que traz esperança para o futuro de parte da economia brasileira e para uma nova geração inteira, que sofreu com desemprego e incertezas nestes últimos 2 anos. O apoio para consolidar este novo segmento no país irá gerar novas profissões, novos trabalhos, uma ampliação sobre o que é ser um esportista e injetar dinheiro novo em uma economia que precisa entender o futuro para ser relevante. E isso é só o começo. O 5G vem aí e estes números serão atualizados exponencialmente.

Vida longa aos gamers, aos games e ao eSports brazuca.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.