A hashtag #PicanhaDasGaláxias, trocadilho infame com expressão de baixo calão, pode até não ter emplacado (ainda) nos assuntos mais comentados do Twitter, mas a triste realidade ajuda e o esforço é grande. A campanha publicitária do McDonald’s para lançar novo sanduíche, idealizada pela agência de publicidade DPZ&T, embarcou na insatisfação do brasileiro com os preços estratosféricos da proteína animal.
Os internautas sentiram a alta no bolso e seguiram desesperançados após Bolsonaro dizer que não vai interferir nos valores. O aumento da demanda por frango e carne suína impactou também o preços dessas opções alternativas. Usuários nas redes sociais, famosos ou anônimos, não tardaram a fazer graça com as reclamações:
Alcatra vai a 45 e ultrapassa Vasco, Fluminense e Botafogo.
— Milton Neves (@Miltonneves) December 2, 2019
Desafeto do governo, o agora tucano Alexandre Frota levou a piada também para a política:
https://twitter.com/alefrota77/status/1202190552697098240
https://twitter.com/moisesglima/status/1202209992314687488
Logo as publicações começaram a se confundir com a divulgação da rede de fast-food:
Quando vi a tag #picanhadasgalaxias lembrei desse vídeo.
Tempos bons, que saudade do PT! pic.twitter.com/WdAytpPb5U
— IzanildoSabino 🦉 Juntos pelo Brasil – Faz o L 🚩 (@izanildo_sabino) December 4, 2019
A carne não tá cara não, imagina!
Olha eu aqui em casa preparando a minha #PicanhaDasGaláxias : pic.twitter.com/rko3BtVqMT
— humberto (@1berttu) December 4, 2019
#PicanhaDasGaláxias medo de comer e ser carne de cão pic.twitter.com/YyPVrhiqFC
— Diego Ello (@DiegoEllo3) December 4, 2019
O povo não é bobo, contudo. Uma internauta logo percebeu que as informações estavam desencontradas e tuitou: “eu achando que a tag era sobre o valor absurdo do preço da carne. Aparentemente não era sobre isso”:
https://twitter.com/geisa_fontes/status/1202260835399356417
O preço também é das galáxias
Com grande investimento no Twitter, #PicanhaDasGaláxias entrou na lista de assuntos mais comentados por ser um post patrocinado (veja a imagem abaixo). Alguns tuítes usados para associar a hashtag à alta do preço da carne são de perfis com indícios de serem robôs. “Encrenqueiro de Direita” (@EncrenqueiroD), por exemplo, foi criado em neste mês e tem apenas três publicações, duas delas com a hashtag, segue 38 pessoas e é seguido por só uma. Já o perfil Helaine (@Helaine04990665 , 1 seguidor, seguindo 31) foi criado no mês passado.
#PicanhaDasGaláxias no @McDonalds_BR. Ideal para você que reclama do preço da carne pic.twitter.com/UTZcGy7OL9
— Encrenqueiro de Direita (@EncrenqueiroD) December 4, 2019
Quando a carne no Brasil chega a preços astronômicos o jeito e ir de 😊 #PicanhaDasGaláxias
— Helaine (@Helaine04990665) December 4, 2019
O novo hambúrguer da linha Picanha das Galáxias, do McDonald’s, chega a custar R$ 39,90 (com acompanhamentos). Ou seja: além da piada, a empresa também pegou carona nos valores. E o preço da carne, ó…