A Unidos do Parque Aeroporto foi a grande campeã do desfile de escolas de samba de Taubaté nesta segunda-feira (12). A agremiação terminou com 198,3 pontos, contra 198,2 da Mocidade Alegre da Vila das Graças, e conquistou seu primeiro título do carnaval taubateano.
Com tema “Loucura ou Revolução? 25 anos da Sociedade Alternativa do Leão”, a escola homenageou o cantor Raul Seixas e chamou atenção por ter uma ala dedicada à farsa da “grávida de Taubaté“, meme nativo que colocou o nome da cidade na boca de tuiteiros de todo o Brasil.
Na proposta do samba-enredo, a carnavalesca Monique Top explica o conceito do desfile, que selecionou alguns personagens icônicos da cultura e da própria cidade para defender a tese: “Loucura é coisa séria, e revolução também!”
O mestre-sala oficial, Felipe Gabriel Oliveira, conta que as ideias que deram origem ao enredo foram propostas pela diretoria e amarradas por Monique. A ala que fechou o desfile, que trazia as grávidas, veio “carnavalizando a história mais absurda que leva o nome da nossa cidade.”
O argumento da ala final também explica: “É inegável que a criatividade e a loucura, temas centrais do nosso enredo, estão presentes nessa maluca história originada por uma mente, no mínimo, criativa. Trazer esse personagem para a avenida se deve ao fato da loucura também ser uma característica presente em personagens de grande apelo popular. Apostamos na grande empatia que essa ala trará junto ao público presente, e encerramos nosso desfile de uma maneira sarcástica, irônica e altamente louca!”
O mestre-sala também ressalta que o desfile, que representa o jubileu de prata (25 anos) da agremiação carnavalesca, que muitas crianças e jovens participam das atividades da quadra quando não estão na escola ou com suas famílias, pois a escola é bastante voltada à responsabilidade social. “É um bairro super carente de Taubaté, com índices de violência preocupantes, então não poderíamos comemorar o jubileu sem tocar em algum assunto que estivesse ligado às nossas ações no bairro”, conclui.
https://twitter.com/CaiqueToledo/status/963209343146618880
Em 2012, Maria Verônica Aparecida, que ficou conhecida como a grávida de Taubaté, enganou uma legião de pessoas – e inclusive emissoras de televisão – dizendo que estava grávida de quadrigêmeos. Maria recebeu ajuda de muitas pessoas, que doaram dinheiro e roupas para as crianças (que não passavam de uma barriga de silicone, feita por Maria).
Cinco anos depois, a história voltou à tona com a imagem de uma suposta “nova grávida de Taubaté” que estaria tentando novamente o golpe – e tornou-se um viral. Tudo não passou, no entanto, de uma brincadeira promovida por um grupo de Facebook.