Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet

Memeirelles: o candidato de Temer, mas aquele 1% é ‘Star Trek’

"Dentistas. Esse é o canal" e outras piadas do presidenciável do MDB para arejar a imagem com a linguagem dos memes

Por Leonardo Lellis Atualizado em 24 ago 2018, 20h50 - Publicado em 24 ago 2018, 15h29

Patinando nas pesquisas, com o predicado de ser o candidato “oficial” do governo de Michel Temer e ainda confundido com o tucano Geraldo Alckmin, o postulante do MDB à Presidência Henrique Meirelles aposta suas fichas nas redes sociais para tentar rejuvenescer, descontrair, arejar sua imagem.

No Facebook, a campanha do emedebista tem investido em conteúdos para públicos muito específicos. De churrasqueiros a hipsters. Com cores berrantes e alto contraste, sua campanha tenta reproduzir a estética popularizada pelos memes. E isso inclui piadas de gosto duvidoso. “Dentistas. Chega de candidato boca suja”, diz uma mensagem que atingiu 34% de mulheres entre 45 e 54 anos. Variação para a mesma categoria: “Dentistas. Esse é o canal”.

Em outra mensagem direcionada, Meirelles tenta fazer crer que é fã de tecnologia, jogos eletrônicos e super-heróis: “Geeks, ele é um dos nossos”. Se convenceu ou não, a publicação atingiu 35% de homens entre 18 e 24 anos. A lista segue com “modernosos”, “galera fitness”, “hipsters”, “harleyros” (fãs da fábrica de motos Harley-Davidson), “dorminhocos”, “distraídos”, “capoeiristas” e “bravinhos”.

Os fãs da série Star Trek ganharam uma publicação com direito a montagem do candidato como personagem da série de ficção científica. Para não perder o voto dos seguidores da saga Star Wars, notórios “rivais” dos trekkers entre o público nerd, a equipe do candidato também preparou um post endereçado aos “jedis”.

Sob o risco de passar vexame com uma comunicação surpreendente para sua imagem, a campanha de Meirelles, por outro lado, tem a vantagem de poder correr mais riscos. Afinal, com no máximo 2% nas pesquisas de intenção de voto a depender do cenário, o ex-ministro da Fazenda não tem muito a perder.

Continua após a publicidade

Até agora, Meirelles é o candidato que mais utilizou a promoção de conteúdo no Facebook, uma novidade da Lei Eleitoral. Foram 82 anúncios, bem à frente de João Amoêdo (Novo), com dezesseis propagandas desse tipo e Guilherme Boulos (PSOL), com quatro. Os outros dez concorrentes ainda não utilizaram o recurso.

O candidato declarou ao Tribunal Superior Eleitoral já ter gasto 50.000 reais com o impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. Amoêdo e Boulos ainda não declararam quanto gastaram com essa estratégia.

Pelo Facebook é possível saber a faixa de preço de cada impulsionamento. As mensagem para os dentistas e geeks, por exemplo, custaram, cada uma, entre 1.000 e 5.000 reais. A divulgação do primeiro vídeo de campanha “vazado”, com direcionamento para cada estado, custa até 499 reais. Além de garantir que a mensagem chegue ao público escolhido, a segmentação regional é especialmente útil para a mensuração de desempenho.

Continua após a publicidade

Afinidades

Qual presidenciável tem as ideias mais parecidas com as suas? Faça o teste.

Presidenciáveis
Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) (Reuters/AFP/AP)
Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.