Após publicação viralizar, o morador de rua de São Paulo Emir conseguiu, finalmente, entrar em contato com sua filha em Joinville. O andarilho teve sua história contada no Facebook pela estudante Mariana Lopes, e o emocionante relato foi compartilhado mais de 1 milhão de vezes.
Na tarde desta terça-feira, Mariana publicou que Elizabete e Emir finalmente se falaram no último final de semana. ”Agora todos nós podemos sair de cena. Muito obrigada pelo carinho e pelas mensagens lindas que recebi. Não tenho palavras pra agradecer”, afirma a estudante. Ao blog, ela conta que pai e filha estão combinando como e quando o encontro vai acontecer.
O caso ganhou repercussão após Mariana publicar uma foto ao lado de Emir em uma festa de comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Desde então, a estudante se empenhou em encontrar a família do andarilho que mora no Anhangabaú.
“Confesso que fiquei assustada [com a repercussão] no começo, mas o envolvimento de tanta gente foi bom para conseguirmos atingir o objetivo final, que era encontrar a filha dele”, diz a estudante.
Na publicação original, a jovem conta como conheceu Emir: durante a festa, Mariana sentou-se próxima a uma árvore para descansar, quando o morador a perguntou se poderia beber um pouco de seu vinho. Logo em seguida, pediu para que Mariana ligasse para sua filha, Elizabete, que mora em Joinville, na região norte de Santa Catarina, mas ele não sabia o número. A fotografia viralizou em poucas horas e, nos comentários, os internautas passaram a especular que o nome do idoso era Emir Elias Daher, que desapareceu em 2014, em Londrina, no Paraná.
Confusão com nomes
A distância entre Joinville e Londrina é de cerca de 520 km, mas, por se tratar de uma história parecida envolvendo um nome não muito comum, havia a possibilidade de ser o mesmo homem. Por isso, Mariana iniciou uma busca pela família de Emir. Em seu perfil no Facebook, ela publicou vídeos com atualizações sobre o caso.
Ao #VirouViral, a Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Paraná diz que Emir Elias Daher foi encontrado no dia seguinte de seu desaparecimento. A 10ª Subdivisão Policial (SDP) de Londrina confirma a existência de um boletim de ocorrência registrado pela esposa do senhor em 2014, mas afirma que houve uma confusão com os nomes.
Em nota, a SDP afirma que “Emir Elias Daher não é o mesmo senhor, perdido em São Paulo, que está viralizando nas redes sociais”. Esclarece também que a delegacia já entrou em contato com a família de Emir (o de Londrina), convocando-a para comparecer na unidade e dar baixa no Boletim de Ocorrência. Desse modo, ele deixará de constar no sistema como desaparecido.