Em vida, o holandês Van Gogh (1853-1890) sofreu com sucessivas rejeições e crises que culminaram em seu suicídio aos 37 anos. Mais de um século depois, ele cai nas graças de uma nova geração de outro continente e vira, como em um passe de mágica, um ícone pop. É só dar um Google. O pintor e suas obras (em especial “A noite estrelada”) estampam roupas, broches, adesivos e o que mais se possa imaginar – basta procurar com calma nos ecommerces mais descolados.
O pós-impressionista famoso por cortar a própria orelha virou trend no Twitter nesta segunda-feira, 16. O motivo é o sucesso de uma exposição imersiva de Van Gogh no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na plataforma, os usuários brincam que a mostra é uma excelente opção de date – como a Genz se refere aos tradicionais encontros.
https://twitter.com/viick_vt/status/1525836325114597376?s=21&t=eEgDfoUM3diIgTNK7BcAdQ
Há também aqueles que criticam o apagamento da história trágica do pintor.
https://twitter.com/mariagsep/status/1525920799819018240?s=21&t=eEgDfoUM3diIgTNK7BcAdQ