Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ao ar livre e com tambores, Fernanda Yamamoto encerra SPFW celebrando o Japão

Coleção de estilista que completa 15 anos traz releituras de quimonos e diversas técnicas artesanais de bordados e estamparia japonesa

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 out 2024, 17h21 - Publicado em 22 out 2024, 17h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pontualmente, às 16h de segunda-feira, 21, tambores começaram a rufar anunciando o último desfile, que encerrou a 58ª edição do São Paulo Fashion Week: Fernanda Yamamoto. Não à toa, ela escolheu o Pavilhão Japonês, um local de reflexão e cheio de referências japonesas, para apresentar sua coleção de celebração aos 15 anos da grife homônima.

    Os tambores Taiko, serviram de repercussão para uma trilha sonora ao vivo e a cores, feita por um coral sob o comando da soprano Marília Vargas. Assim, ao ar livre, a apresentação destacou peças leves e fluidas, todas releituras dos tradicionais quimonos japoneses. “Olhei para o passado e toda a história da marca, então é claro que esbarro nas origens japonesas”, disse Fernanda a VEJA.

    As modelagens amplas e descontruídas proporcionaram movimento, dando a sensação de flutuar naquele ambiente de contemplação. Os plissados, característicos do trabalho da estilista, também deram o ar da graça, além de tricôs desenvolvidos com fio de nylon pela designer Juliana Gevaerd.

    Elementos japoneses

    Entre os materiais, ganharam força a organza de seda, rami e veludo, além de um crepe texturizado em modelos de tons claros, toques de vermelho, variações de azul e pontuações em preto e branco. O dourado, aplicado com a técnica de foil (filme de poliéster que recebe a aplicação de laca, metal e adesivo, que deposita metalização sobre os tecidos), surgiu com força. “O elemento dourado permeia toda a coleção porque fala muito do Japão”, completou Fernanda.

    Continua após a publicidade

    O trabalho artesanal, tendência forte na semana de moda paulistana, também apareceu na coleção da estilista, com técnicas japonesas reinterpretadas, bordado sashiko com linhas douradas metalizadas e peças de patchwork feitas em parceria com artesãs mineiras.

    Nas estampas, chamou a atenção o índigo com tingimento milenar Itajime Shibori (em que o tecido é dobrado, torcido ou amarrado para criar padrões únicos), assinado pela artista têxtil Tati Polo e os ícones japoneses como o tsuru e a flor de cerejeira, desenvolvidos com a artista Clarisse Romeiro.

    As texturas são um capítulo a parte: com corte a laser e flores de tecido recortadas e delicadamente aplicadas, assim como a flor de Ginko Biloba, árvore muito antiga da China, deram um toque esspecial às peças que ficarão em exposição no próprio Pavilhão Japonês, onde foi aberta a exposição ‘Fernanda Yamamoto 15 anos’.

    Continua após a publicidade

    Veja os looks: 

    Elemento japonês: o dourado permeia toda a coleção
    Elemento japonês: o dourado permeia toda a coleção (Agência Fotosite/Divulgação)

     

    Md3eDDdB
    Vermelho: as cores pontuaram a apresentação (Agência Fotosite/Divulgação)

     

    Construções e bordados: trabalho manual impecável
    Construções e bordados: trabalho manual impecável (Agência Fotosite/Divulgação)

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.