Barbies de alta-costura e amor por Madonna: quem eram os designers mortos na Itália?
Mario Paglino e Gianni Grossi, que morreram em acidente de carro, eram fãs da popstar, que recebeu boneca especial
No começo desta semana, dia 27 de julho, dois talentosos designers italianos morreram em um acidente de carro entre Turim e Milão, na Itália: Mario Paglino e Gianni Grossi. Uma tragédia que abalou profundamente o universo das fashion dolls, já que eram conhecidos em âmbito global como a dupla criativa à frente do Magia2000, empresa fundada em 1999 para customizar Barbies pela moda ou como artistas como Madonna, Mariah Carey e Cher.
Mario e Gianni não eram apenas designers – eram contadores de histórias. Cada boneca vestida por suas mãos virava exposição de beleza, ousadia e encanto, em sonhos costurados com seda, cristais e muito amor. Com um olhar peculiar para os detalhes, transformavam silhuetas e levavam a Barbie a lugares onde só a alta-costura e a arte podiam alcançar.
Além disso, eram figuras queridas em eventos e feiras internacionais, celebrados por colecionadores do mundo inteiro. Suas Barbies desfilavam em salões, vitrines e exposições como musas modernas, mas para além desse glamour, havia neles um carinho quase infantil por cada criação, como o lúdico que transforma e a beleza usada como ferramenta de expressão.
Das musas, tinham um carinho especial por Madonna, uma das poucas estrelas pops (se não for a única) que não quis se tornar uma Barbie comercial. Fãs da cantora, Paglino e Grossi então criaram um departamento só de customizações de Madonna, reproduzindo looks icônicos da popstar e que, em 2009, suas integraram a exposição “Simply Madonna” em Londres. A mostra rendeu um convite ao “The Graham Norton Show”, onde os dois presentearam Madonna com uma Barbie personalizada vestindo o figurino que ela usou na première do filme W.E. em Veneza (a dúvida ficou em se a cantora gostou – veja o vídeo). De qualquer forma, a fashion doll virou objeto de desejo entre colecionadores do mundo todo.
Mas eles não vendiam essas bonecas. Eram para exposição. Daí vem uma história curiosa com a dupla, em que essa repórter que vos escreve, conseguiu um exemplar inédito de uma fashion doll da Madonna. Após fazer uma matéria com eles em 2013, tentei por meses, convencê-los a me vender uma. Depois de muitas negativas, eis que um dia me lançaram um desafio: fariam uma para mim desde que escolhesse na hora uma que eles nunca haviam feito antes. Em menos de um minuto, respondi: “Madonna no videoclipe de ‘Like a Prayer’(1989)”. E assim, além da cantora e dos próprios designers, me tornei uma das únicas a ter uma fashion doll da Madonna, gentilmente criada pela dupla, que durante o processo, fez questão de mandar referências de pesquisa e a evolução de sua criação.
Agora, fica o legado de Mario e Gianni – uma história construída dentro de um artesanato precioso e de rara sensibilidade. Em bonecas, vestiram sonhos com precisão de moda, enchendo vitrines, convenções e corações com peças únicas. Sempre com profundo respeito à alta-costura italiana. Como bem colocou a Mattel em homenagem “eram dois artistas queridos que moldaram para sempre o mundo das bonecas” com suas criações a que chamaram de “obras de arte”. Farão falta.







