Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Colar de diamantes associado à queda e morte de Maria Antonieta será leiloado

Joia avaliada em cerca de 13 milhões de reais, traz pedras da peça central do caso "O Colar de Diamantes", que envolveu a rainha francesa

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 nov 2024, 19h47 - Publicado em 8 nov 2024, 19h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um colar de diamantes, que lembra um lenço de pescoço e está supostamente envolvido em um escândalo que levou à queda e à morte de Maria Antonieta (1755-1793), última rainha da França, será leiloado pela Sotheby’s em Genebra, na próxima quarta-feira, 13.

    Segundo a casa de leilões, a peça de 300 quilates de diamantes está avaliada em cerca de 2 milhões de francos suíços (2,29 milhões de dólares ou 13 milhões de reais), podendo atingir um valor muito maior. Será vendida por um colecionador asiático no leilão de Joias Reais e Nobres, na The Luxury Sales.

    “O Caso do Colar de Diamantes”

    “É provável ou possível que alguns desses diamantes tenham vindo do famoso colar que levou à queda de Maria Antonieta”, afirmou Jessica Wyndham, chefe de vendas de joias Sotheby’s, à Reuters, referindo-se ao escândalo na década de 1780, quando uma mulher da nobreza francesa, Jeanne de la Motte, se passou pela rainha para comprar o colar, mas nunca pagou. O caso ficou conhecido como “O Caso do Colar de Diamantes”

    Maria Antonieta, no entanto, foi julgada e absolvida, mas continuou com suas extravagâncias, o que ajudou a fomentar a Revolução Francesa e a condenação da rainha, que morreu decapitada em praça pública, em 1793.

    Ainda de acordo com a casa de leilões, os diamantes originais foram criados em 1776 e vendidos separados no mercado negro, tornando o rastreamento quase impossível. Especialistas, dizem, porém, que a idade e qualidade das pedras sugerem uma combinação feita no colar que já esteve em poder do Marquês de Anglesey da Grã-Bretanha e de um membro da família real, que o usou na coroação da Rainha Elizabeth II, em 2 de junho de 1953.

    Continua após a publicidade

    “Acho que é uma das peças mais interessantes que já tivemos há muito tempo”, disse Jessica. “Não só pela procedência, mas também pelo design”, finalizou.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.