Em breve, os cachorros dos abastados moradores de Nova York terão um clube exclusivo. A startup californiana Dog PPL vai inaugurar uma nova unidade na cidade em meados de 2025. Hoje, já tem uma base em Santa Monica, e vem sendo comparada ao clube Soho House, em que humanos pagam taxas altíssimas para ter acesso a um ambiente exclusivo – e já tem unidade no Brasil, em São Paulo. O nome da startup é uma brincadeira com a expressão “dog people“, usada para se referir às pessoas que adoram cachorros.
Para ter acesso ao clube é preciso pagar uma anuidade de 1,4 mil dólares, equivalentes a quase oito mil reais. Cada tutor pode ter no máximo três cachorros cadastrados, ao custo adicional de 75 dólares para cada. Além disso, os cães precisam ser castrados, totalmente vacinados e devem passar por um teste comportamental antes de serem finalmente admitidos. Os valores são referentes à unidade de Santa Monica. Os preços da unidade de Nova York ainda não foram confirmados pela empresa.
Dentro do espaço de pouco mais de 1,6 mil metros quadrados, localizado na cobertura de um edifício próximo ao McCarren Park, área pública e gratuita da cidade justamente conhecida como ponto de encontro de cachorros e tutores, os animais terão acesso a brincadeiras, petiscos e outros mimos, como banhos e tratamentos. Eles serão acompanhados por profissionais, que vão ficar de olho nas interações entre diferentes raças e tamanhos. Os tutores poderão participar de noites de coquetéis, sets de DJs e uma cozinha completa. Mas também há regras para os humanos: computadores são proibidos depois das 18h e menores de 16 anos não podem acessar o clube.
Moradores da região entrevistados pelo jornal local New York Post questionaram a decisão de abrir um clube com anuidade tão elevada ao lado de um espaço público e gratuito. Mas a startup quer justamente selecionar o público e criar uma área para jovens da elite nova iorquina.
Desde a inauguração do espaço em Santa Monica, em 2021, o clube já tem mais de 1700 membros, de acordo com dados divulgados pelo Los Angeles Times. Um dos fundadores, Alex Esguerra, anunciou planos para expandir a operação e abrir 60 espaços diferentes espalhados pelos Estados Unidos.