Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conheça a importadora que quer ter os vinhos mais vendidos dos restaurantes brasileiros

Com rótulos próprios elaborados em parceria com produtores famosos, a Santo Vino aposta em estratégia diferente para se destacar

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 out 2024, 17h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No aquecido mercado de vinhos do Brasil, há uma variedade de importadoras com perfis distintos. Algumas são focadas em portfólios mais amplos, que contemplam as principais regiões produtoras do mundo. Outras são dedicadas a países ou regiões específicas. Há aquelas dedicadas a rótulos de alta gama, ou outras focadas em opções mais acessíveis. O empresário Fernando Moreira optou por um caminho diferente. Abriu a Santo Vino com o objetivo de focar principalmente nos restaurantes. E ter os rótulos mais vendidos das cartas desses estabelecimentos.

    A ideia surgiu depois de uma passagem de quase duas décadas pela Mistral, uma das principais empresas do país. “Seria quase impossível para mim competir com aquele portfólio, então vi a oportunidade de olhar exclusivamente para o setor de restaurantes“, diz Moreira. Adotou uma estratégia curiosa: criar rótulos próprios em parceria com vinícolas conhecidas do público brasileiro. E, assim, montar cartas mais enxutas, mas certeiras.

    Com os chilenos da Morandé, por exemplo, criou a linha Flor de los Andes, opções mais acessíveis de uvas da região, como chardonnay e cabernet sauvignon, ou o Noventa y Cuatro Histórico Gran Reserva Carménère, em que conta a história de desenvolvimento da uva francesa em solo chileno. Com os argentinos da Bodegas Bianchi criou a linha El Numerado. Como o nome diz, são garrafas de malbec, chardonnay e cabernet franc numeradas. Com o enólogo português Pedro Ribeiro criou o blend alentejano Alma Minha, com Aragonez, Touriga Nacional e Alicante Bouschet.

    A estratégia, segundo Moreira, está dando resultado. No primeiro ano de operação, em 2022, importou 100 mil garrafas. Agora, em 2024, afirma que vai fechar o ano com 280 mil. Hoje, seu portfólio conta com 45 rótulos de Chile, Argentina, Portugal, Espanha e Itália. “Quero chegar a 60, com opções da França. Mas não mais. Meu foco é a eficiência”, conta ele. Moreira atende 150 restaurantes, a maioria em São Paulo, mas quer expandir para outras regiões.

    A Santo Vino não é sua primeira incursão solo no mercado de vinhos. Lançou um e-commerce próprio em 2013, a DiVinho, que tem mais de 800 rótulos de diversas importadoras. E tem uma loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Lá, oferece os rótulos da Santo Vino para o consumidor final, mas reforça que seu objetivo principal é assessorar restaurantes e sommeliers na elaboração de cartas certeiras.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.