Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Harris Reed: o queridinho de Harry Styles que virou estrela da moda fluida

Requisitado por famosos, o estilista americano é o principal expoente da onda da diversidade

Por Gabriela Caputo Atualizado em 4 jun 2024, 10h36 - Publicado em 19 fev 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • crédito: instagram (@harris_reed
    SEM BARREIRAS - Harris Reed: jovem talento da moda que desafia a divisão entre feminino e masculino – (Reprodução/Instagram)

    Harry Styles teve uma noite consagradora no Brit Awards, o equivalente britânico do Grammy, no último sábado, 11: o cantor abocanhou quatro prêmios, incluindo o de artista do ano. Para além da música, porém, ele chamou a atenção pelo visual exuberante: no tapete vermelho, o pop star exibiu-se com um modelito de veludo preto que conjugava calça boca-de-sino, blazer de cintura esvoaçante em estilo peplum e uma flor de pano gigante na lapela. Como de praxe, Styles buscava confundir sinais de gênero — não dava para saber se estava de terno, como um menino, ou de vestido, fazendo-se de menina. É o tipo de lance de efeito em que o artista se tornou mestre, e no qual vem contando com a ajuda de um expert: o estilista americano Harris Reed, referência inescapável quando o assunto é a chamada moda fluida, ou não binária.

    A moda e seu papel social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas

    Aos 26 anos, Reed defende um estilo capaz de expressar as sexualidades individuais livremente. Ele próprio, aliás, é uma figura de fluidez notável, com suas longas madeixas ruivas, chapelões e roupas que abusam dos cortes sinuosos, transparências e elementos retrô. “Harris é emblemático da moda agênero, que une uma miscelânea de décadas e estéticas”, analisa o stylist brasileiro Dudu Bertholini. De fato, as influências do designer são amplas: ele vai da era vitoriana aos anos 1970 e 1980, explorando dos tecidos leves, como a seda, até os mais pesados — e dá-lhe paetês.

    100 Anos de Moda Masculina

    O trabalho de Reed ganhou projeção graças à parceria com Styles. Quando ainda era um desconhecido universitário, o estilista foi descoberto nas redes pelo mentor visual do cantor e criou seu primeiro modelo sem saber quem era o famoso cliente. Foi aprovado: é dele o extravagante figurino usado pelo astro pop em sua primeira turnê solo, em 2017. As peças que misturavam mangas bufantes, babados e calças no estilo flare lhe abriram portas. Reed descolou um estágio na grife italiana Gucci, criou uma marca com seu nome e se tornou, em 2022, diretor criativo da pop e jovial Nina Ricci. Hoje, inventa moda para celebridades que vão da cantora Solange Knowles, irmã de Beyoncé, ao rapper Lil Nas X. Até Rihanna tirou casquinha, com uma das botas ultraplataforma que são marca registrada de Reed.

    Continua após a publicidade
    SEGUIDORES - À esq., Rihanna com a bota ultraplataforma do estilista; acima, Harry Styles e seu terno-vestido no Brit Awards: roupas para chamar atenção -
    SEGUIDORES - À esq., Rihanna com a bota ultraplataforma do estilista; acima, Harry Styles e seu terno-vestido no Brit Awards: roupas para chamar atenção – (Instagram/Andy Rain/EFE)

    Curiosamente, o que ele faz não é exatamente novidade na história do vestuário e dos costumes. Já se cultivava a fluidez, afinal, nos modelitos, perucas e maquiagens da corte francesa do século XVIII. Mais recentemente, nos anos 1960 e 1970, a androginia marcou a imagem dos hippies e celebrizou roqueiros como David Bowie. “O homem sempre se enfeitou mais que a mulher”, resume João Braga, professor de história da moda na Faap. A vestimenta masculina só assumiu uma forma mais austera depois da Revolução Industrial. Na contramão, impelidas pelo mercado de trabalho, as mulheres assimilaram o guarda-roupa masculino.

    Harry Styles: And the Clothes He Wears

    No caso de Reed, a novidade está em conferir expressão visual a um fenômeno comportamental contemporâneo: a busca pela afirmação de uma sexualidade neutra por pessoas que não se identificam com um padrão de gênero em particular. A síntese disso é uma peça confeccionada para — de novo — Harry Styles a pedido de Anna Wintour, a editora todo-poderosa da Vogue americana, quando o cantor se tornou o primeiro homem a estampar a capa da revista feminina, em 2020. O look exclusivo fazia uma sobreposição de um vestido feito de tule e cetim cor-de-rosa a um terno preto. O ensaio causou controvérsias. A comentarista americana (e trumpista) Candace Owens explodiu no Twitter contra a “feminização dos homens”: “Tragam de volta o homem viril”, escreveu a conservadora. Indignado, o estilista questionou a razão de tanta revolta diante de um rapaz de vestido. Como se diria na igualmente divisiva linguagem neutra: a moda hoje é para todes.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA de 22 de fevereiro de 2023, edição nº 2829

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    Harris Reed: o queridinho de Harry Styles que virou estrela da moda fluidaHarris Reed: o queridinho de Harry Styles que virou estrela da moda fluida
    A moda e seu papel social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas
    Continua após a publicidade
    Harris Reed: o queridinho de Harry Styles que virou estrela da moda fluidaHarris Reed: o queridinho de Harry Styles que virou estrela da moda fluida
    100 Anos de Moda Masculina
    Harris Reed: o queridinho de Harry Styles que virou estrela da moda fluidaHarris Reed: o queridinho de Harry Styles que virou estrela da moda fluida
    Harry Styles: And the Clothes He Wears
    Continua após a publicidade
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.