Ideias criativas e personalizadas para montar a árvore de Natal
Sair do tradicional é a dica para agilizar a montagem e se diferenciar no mar de pinheiros verdes

Enfeitar a casa para o Natal não significa necessariamente montar uma árvore tradicional, como bolas vermelhas e uma infinidade de penduricalhos temáticos. Neste ano, chama a atenção a infinidade de ideias criativas de decoração, que se espalharam pelas redes sociais. Mas atenção: fugir do óbvio nem sempre é mais fácil, muito pelo contrário. Também não garante orçamento mais baixo. Por outro lado – e o mais importante – é certeza de ter um resultado mais personalizado, com a possibilidade de refletir o universo particular de cada um. Por exemplo, quem tem o hábito de ler pode usar os livros da própria biblioteca para levantar uma árvore estilizada. Basta empilhar as obras em forma triangular, saindo de uma base maior, que vai diminuindo a medida que sobe. Depois ainda dá para espalhar enfeites em cada andar dela.
Outra alternativa é explorar os diversos formatos de pisca-pisca de Natal. Entre eles, a novidade são as estrelinhas. Elas podem ser fixadas em uma parede da casa, que tenha uma tomada nas proximidades. Para isso, antes pegue uma fita crepe e trace linhas paralelas na superfície plana, montando assim o esqueleto de uma pirâmide. Nas extremidades coloque os ganchos adesivos. Depois, passe a rede de estrelas.
Vale improvisar, mas há exemplos de decorações que exigem planejamento antecipado. “Vi uma árvore excepcional, feita de caixas de acrílico transparente, sobrepostas em forma de pirâmide”, diz a arquiteta Fernanda Negrelli, profissional que recorrentemente se apresenta na Casa Cor. “Os cubos estavam cheios de bolas douradas.” Mas eles podem ser recheados com outros objetos. Brinquedos, doces e até mesmo retratos do álbum de família são itens pessoais que certamente trazem mais emoção para a família e convidados. A árvore deixa de ser um enfeite e vira uma homenagem.
Leia: