Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Marcha bicentenária: novo livro celebra a história da bicicleta

Uma 'jovem' surgida no século XIX, ela foi alvo de ondas de amor e de ódio

Por Gabriela Caputo Atualizado em 4 jun 2024, 10h57 - Publicado em 15 abr 2023, 08h00

Em 1974, um esboço encontrado no Codex Atlanticus, vasta coleção de rascunhos de Leonardo da Vinci, sugeriu que o gênio renascentista teria imaginado a bicicleta já entre os séculos XV e XVI. A hipótese causou alvoroço, mas logo se provou fraudulenta: um exame minucioso concluiu que, nos anos 1960, algum engraçadinho havia rabiscado a caneta os detalhes unindo dois círculos preexistentes, resultando na figura. Da Vinci não foi o único suspeito da falsa paternidade: são inúmeros os relatos que tentam situar a gênese da bicicleta em eras mais remotas — até o momento, em vão. Com sua aura de máquina simples dotada de charme singular, a bicicleta é um invento que de fato confunde: tem cara de antigo e, ao mesmo tempo, moderno. Sua criação, porém, é mais recente do que se pode intuir: atribuída ao alemão Karl von Drais, ocorreu somente em 1817. O resto é história — não raro, de amor e ódio pela engenhoca, como demonstra com brilho o jornalista americano Jody Rosen no livro A Vida em Duas Rodas, lançado no Brasil pela Rocco.

A vida em duas rodas

A pioneira bicicleta, então nomeada Laufmaschine — “máquina andante” —, foi revelada em 12 de junho daquele 1817 na cidade de Mannheim, na Alemanha. Eis a “bike” primitiva: com duas rodas alinhadas por uma tábua, não tinha pedais (o impulso vinha do caminhar), mas já estabelecendo o princípio do homem como motor. O design moderno como o conhecemos, a “bicicleta segura”, surgiu pouco mais tarde, em 1885, com o modelo Rover, criado pelo inglês John Kemp Starley. As inovações estruturais não foram das mais radicais desde então.

FANTASIA - A famosa cena das bikes do sucesso E.T.: imaginário que voa longe
FANTASIA - A famosa cena das bikes do sucesso E.T.: imaginário que voa longe (Universal Pictures/Divulgação)

Quanto à recepção, a bike enfrentou sucessivas ondas de popularidade e críticas em sua trajetória. Conforme explica Rosen, ao ser abraçada pelos ricos, ela foi de novidade elegante a brinquedo satirizado, chegando mesmo ao posto de objeto infame, às vezes vítima de proibições ou violência declarada. O que sempre permaneceu, entretanto, foi a percepção da bicicleta como apetrecho revolucionário. Para alguns, até subversivo: quando o ditador nazista Adolf Hitler assumiu o poder, em 1933, um de seus primeiros atos foi fechar o sindicato de ciclistas na Alemanha.

It’s All About the Bike

Continua após a publicidade

De início, a bicicleta conferiu autonomia, libertando os homens da dependência dos animais de carga. Depois, nivelou classes sociais e derrubou barreiras de gênero. A partir dos anos 1970, conquistou ainda papel de valor no ativismo verde — e é lembrada cada vez mais como resposta essencial às ameaças da mudança climática. Hoje, num mundo dominado por cerca de 1 bilhão de carros, aponta Rosen, há o dobro de bicicletas, cumprindo à altura suas variadas funções diárias nos centros urbanos e zonas rurais. A onipresença e versatilidade das duas rodas não deixam dúvidas: a Terra é um “planeta bicicleta”. E segue avante: para o autor, estamos na maior de todas as ondas de interesse nela, com crescimento notável num mercado que deve atingir 80 bilhões de dólares em 2027.

IMPULSO - Esportistas: mercado deve atingir 80 bilhões de dólares em 2027
IMPULSO - Esportistas: mercado deve atingir 80 bilhões de dólares em 2027 (Josep Lago/AFP)

A Brief History of Motion

Embora narre suas aventuras sobre duas rodas como algo sublime, Rosen não cede à romantização barata. Pelo contrário, abarca suas implicações sociais negativas, como quando joga luz sobre as controvérsias do início de sua fabricação — as matérias-primas, aço e borracha, estavam calcados na violência colonial, na exploração do trabalho e em altos custos para o meio ambiente. Lembra, ainda, que a despeito das fantasias de bicicletas voadoras do imaginário popular, consagradas numa cena do sucesso do cinema em E.T. — O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg, a realidade palpável não é tão mágica: nem todo ciclista o faz por estilo de vida, perambulando pelas ruas cordiais de Copenhague ou Amsterdã. Em muitos lugares — a exemplo do Brasil, onde cresce a pauta sobre os entregadores em situação informal — ela se mostra uma necessidade de sobrevivência. Pode-se amá-­la ou odiá-la — mas pedalar é viver.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 19 de abril de 2023, edição nº 2837

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

Marcha bicentenária: novo livro celebra a história da bicicletaMarcha bicentenária: novo livro celebra a história da bicicleta
A vida em duas rodas
Continua após a publicidade
Marcha bicentenária: novo livro celebra a história da bicicletaIt's All About the Bike
It’s All About the Bike
Marcha bicentenária: novo livro celebra a história da bicicletaMarcha bicentenária: novo livro celebra a história da bicicleta
A Brief History of Motion
Continua após a publicidade
logo-veja-amazon-loja

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.