Na esteira do Samba, Adidas lança tênis de luxo feito em couro italiano e com cadarço de cashmere
Linha premium da marca alemã ainda traz agasalhos com zíper de prata e acessórios como brincos e anéis em prata com o logo

Imagine um tênis em couro italiano. Ou com cadarços de cashmere. Imagine ainda chegarem embalados em uma caixa de madeira, com luvas para manuseá-los tais como se faz com uma obra de arte em um museu. Pois bem, assim é a nova linha premium da Adidas.
Chamada de A-Type, é parte da Adidas Originals e vai correr na esteira do sucesso do Samba (que desbancou os tradicionais da Nike em 2024), só que com tênis com materiais de alto padrão. “uma subdivisão artesanal, feita com tecidos premium em ateliês de excelência”, disse a marca alemã, em comunicado. Ou seja, serão alguns clássicos repaginados ou com assinaturas recriadas com tecidos e trabalhos manuais de alta qualidade.
Com preços que vão variar entre 500 e 1,5 mil dólares (mas ainda sem previsão de venda), os primeiros modelos da linha premium serão os tênis Superstar, originalmente projetados nos anos 1970 para basquete e que, agora, terão versões feitas em couro, com embalagem de madeira e luvas para manuseio. Nesse primeiro momento, a marca também vai trazer o agasalho Firebird, desenhado na década de 1980 para profissionais do atletismo, só que agora com zíper banhado a prata, além de acessórios, como brincos, anéis e correntes em prata com o logo da Adidas.
Não é a primeira vez que a Adidas desenvolve uma linha premium. A grife esportiva já fez algumas parcerias com casas de luxo como Prada e Gucci para versões do tênis Samba. Também fez uma collab a Balenciaga. A maior intenção, no entanto, é dar continuidade à estratégia de valorização de seus clássicos, a mesma que fez o Samba voltar a ser objeto de desejo. Assim, esperam repetir a dose com os tênis da nova linha, mas obviamente para quem quiser e puder gastar bem mais.