Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce morre aos 84 anos

Pesce, que criou um calçado de plástico para a marca Melissa, enfrentou problemas de saúde nos últimos anos

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 13h32 - Publicado em 4 abr 2024, 12h56

Suas obras são uma explosão de cores e texturas, marca que lhe rendeu os rótulos de inovador e visionário. Na verdade, Gaetano Pesce foi mais do que isso, porque não apenas enxergou o que estava à frente, mas estabeleceu uma conexão com o que acontecia ao seu redor — as lutas humanitárias e pelos direitos da mulher, por exemplo. Com quase 60 anos de carreira, o arquiteto e designer italiano deixa um legado importante. Ele morreu em Nova York, aos 84 anos. A notícia foi publicada nesta quinta-feira, 4, em seu perfil no Instagram. O artista, diz a mensagem, enfrentou problemas de saúde recentemente, mas manteve uma atitude positiva. “Sua singularidade e criatividade continuam vivas através de sua arte”, diz a nota.

Pesce revolucionou os mundos da arte, do design e da arquitetura e os espaços entre essas categorias. Sua criação mais famosa é a poltrona “Up”, símbolo do design contemporâneo e que remete às curvas femininas, fazendo também uma crítica à opressão contra as mulheres, representada por um pufe que remete a uma bola de ferro presa ao pé das vítimas. Em 2010, criou um calçado de plástico customizável para a marca Melissa, lançada na Fashion Rio. Suas obras estão expostas em coleções permanentes de museus de prestígio como o MoMA, de Nova York, o Victoria and Albert Museum, de Londres, e o Centre Pompidou, de Paris.

MILAN, ITALY - APRIL 14: An armchair by Gaetano Pesce ' UP5 Donna and UP6 1969' is displayed at Italian Design Museum at Palazzo dell'Arte of the Triennale on April 14, 2023 in Milan, Italy. (Photo by Pier Marco Tacca/Getty Images)
Uma das poltronas de Gaetano Pesce, ‘UP5 Donna e UP6 1969’, é exibida no Museu Italiano de Design no Palazzo dell’Arte da Triennale, em 2023 em Milão, na Itália – (Pier Marco Tacca/Getty Images)

Foi um cidadão do mundo. Pesce estudou no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza e, nos anos 1960, viveu e trabalhou entre a capital do Vêneto e cidade de Padova. Durante quase três décadas, também deu aulas em Estrasburgo, Pittsburgh, Milão, Hong Kong, São Paulo e Nova York, onde se estabeleceu nos anos 1980.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gaetano Pesce (@gaetano.pesce)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.