Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O mundo se rendeu a ela: Martha Medeiros ganha livro sobre trajetória

Ela levou a renda brasileira do sertão para o mundo e conquistou estrelas como Sofía Vergara e Beyoncé

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 09h48 - Publicado em 26 nov 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A atriz Sofía Vergara, colombiana radicada nos Estados Unidos, não poderia ser mais incisiva: “Martha Medeiros entrou na minha vida sorrindo como uma das mulheres mais criativas e fascinantes que conheço. Ela é uma artista revolucionária”. O comentário faz parte do prefácio da biografia Do Sertão a Hollywood (Matrix), escrita pela jornalista Eliane Trindade. É o relato de vida da carismática e bem-­suce­di­da estilista nascida em Alagoas. Martha é um caso vencedor de empreendedorismo, transformação social e conquista do mercado fashion internacional. Sim, ao atravessarem fronteiras, as criações da estilista fizeram o mundo se render à renda brasileira — com o perdão do trocadilho.

    MARTHA-MEDEIROS-E-PAPA-FRANCISCO-1.JPG
    GAROTO-PROPAGANDA - Com o papa: foto surpresa ganhou as redes (./Arquivo pessoal)

    Desde o início da carreira, a alagoana valoriza o trabalho artesanal. Uma arte que, ela faz questão de frisar, não é só dela, e sim de todas as rendeiras do sertão nordestino. “O que eu fiz foi colocar a palavra ‘moda’ na renda, que antes era vista como aquela coisa de tia-avó solteirona”, disse a VEJA. “Nós a devolvemos ao lugar de onde nunca devia ter saído, o da nobreza.” A tradição, repaginada pela estilista, deitou raízes cedo em sua trajetória. Martha começou vendendo roupas de boneca em uma barraca de feira e, desenvolvendo novos modelitos para gente como a gente, agregou valor ao produto, abriu um amplo mercado consumidor e impulsionou um modelo de negócios que resgatou e valorizou as rendeiras. “Era vergonha usar uma roupa de renda no Nordeste, mas agora elas estão orgulhosas do que fazem”, diz a estilista, que chegou a ter mais de 400 desses profissionais atrelados à sua marca.

    De renda em renda, inclusive financeira, Martha transformou a vida dessas mulheres, que, assim como ela, foram feirantes e sacoleiras. Persistente, chegou a trabalhar numa agência do Banco do Brasil, onde improvisou uma lojinha no banheiro, antes de tentar a sorte em São Paulo. “Meu sonho era vestir a Luciana Gimenez”, revela. Na década de 1990, a moda fervilhava por novidades, mas Martha não emplacou suas ideias de cara. Munida de algumas peças, procurou uma badalada assessoria de imprensa, só que foi dispensada com o conselho de voltar para sua terra com “suas roupas coloridas de feira”. Fez o contrário. Apostou em sua lábia de negociante, sem nunca perder a fé nas conquistas. E foi assim que se apresentou a fornecedores, parceiros… e artistas.

    BEYONCE-01.jpg
    PROJEÇÃO – Beyoncé: roupa rendada em videoclipe alavancou estilista (@marthamedeirosreal/Instagram)
    Continua após a publicidade

    Funcionou. Martha abriu sua primeira loja na capital paulista e arrebanhou clientes até vestir famosas como Xuxa, Ivete Sangalo e a própria Luciana Gimenez, a quimera enfim alcançada.“Eu falava que ia com fogo no rabo, mas a minha mãe disse que não era chique”, ri. “Então, digo que vou com brilho nos olhos e consigo tudo o que quero.” O pulo do gato, como convém aos novos tempos, veio pelo Instagram, em 2015, quando uma moça falando portunhol entrou em contato com sua loja. Era ninguém menos que Sofía Vergara. A atriz queria que a estilista fosse a Los Angeles fazer seu vestido de noiva. Depois de muita negociação, a brasileira embarcou, levando duas assistentes. Hospedou-se na suíte do hotel Beverly Wilshire, hotel onde foi gravado o filme Uma Linda Mulher (outro sonho realizado), e bateu asas para voar. Diz ter viajado com seu “olhar de fita métrica” e criou o modelo no corpo da estrela.

    Estava aberta a porta de Hollywood. Com a ajuda de Sofía, com quem firmou laços de amizade, abriu uma loja em Los Angeles, atraindo nomes como Jessica Alba e Elizabeth Hurley, além de Beyoncé, que se entregou às rendas e projetou mundialmente o tecido em seus videoclipes. O êxito pode ser medido em cifras: graças a Martha Medeiros e outras grifes nacionais, a moda brasileira vem ampliando sua participação no exterior. Em 2022, o setor de confecções exportou 1,14 bilhão de reais, muito acima do esperado. “Tem o dedo da Sofía aí”, diz a estilista.

    GettyImages-469277650.jpg
    VITÓRIA - Luciana Gimenez: sonho alcançado ao vestir a apresentadora (Fernanda Calfat/Getty Images)
    Continua após a publicidade

    Sim, tem. Mas o interesse é resultado de produtos de extrema qualidade e estratégias de marketing inteligentes. Uma das mais inusitadas envolveu o papa Francisco. Ao saber da visita do pontífice ao Brasil, em 2013, Martha deu um jeito de assinar a decoração de sua residência no Rio. Não contente, conseguiu uma foto com ele, com uma máquina fotográfica que tinha escondido em uma marmita e jogou nas mãos da freira que os acompanhava. “Essas coisas só acontecem comigo porque Deus é meu sócio”, brinca. “A Martha consegue muita coisa pelo jeito dela, mas também tem um trabalho muito consciente”, ecoa Eliane Trindade, autora da biografia. E seu novo projeto está em curso: transformar a renda em obra de arte, com direito a uma escola no sertão. “Só sossego quando ela estiver nas melhores galerias do mundo”, diz. Quem duvida?

    Publicado em VEJA de 24 de novembro de 2023, edição nº 2869

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.