Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

O sonho do maior navio de cruzeiros do mundo naufragou

O Global Dream II zarparia — mas a falência da empresa de Hong Kong que o controlava pode levar a viagem inaugural para um ferro-velho

Por Fábio Altman Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 12h09 - Publicado em 17 set 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ILUSÃO - Imponente, em teste no Báltico: o destino inelutável e inglório de um colosso do mar -
    ILUSÃO - Imponente, em teste no Báltico: o destino inelutável e inglório de um colosso do mar - (MV Werften/.)

    Era para ser inigualável, um assombro a singrar os mares, o maior de todos os navios comerciais do mundo. O Global Dream II, da holding Genting Hong Kong, construído no estaleiro alemão MV Werten, no Mar Báltico, próximo a Rostock, começou a ser montado em 2019 para ter 342 metros de comprimento, 2 500 cabines e capacidade para 9 000 passageiros. Ostentaria um cinema imenso como os de Los Angeles, cassinos, piscinas, quartos com temperatura e iluminação controladas por smartphone e uma montanha-russa — sim uma montanha-russa! — de tirar o fôlego. O custo da brincadeira, celebrado com pompa e circunstância porque, entre as embarcações de cruzeiros, dinheiro (além do tamanho) é documento: o equivalente a 7,2 bilhões de reais.

    TRISTEZA - Entre quatro paredes: o destino fatal pode vir a ser o desmanche -
    TRISTEZA - Entre quatro paredes: o destino fatal pode vir a ser o desmanche – (Jens Büttner/Getty Images)

    Corria tudo bem, agências de turismo começavam a vender os pacotes de viagem para o início de 2022, até que o sonho virou pesadelo, e o gigante encontrou seu iceberg particular: a falência da operadora. A companhia foi uma das vítimas da quarentena rigorosa e necessária, apesar de destruidora, imposta pela Covid-19. Como resultado, o acabamento foi interrompido no fim de 2020 (faltavam ainda 30% para a finalização), operários tiveram de ser demitidos, e o navio ficou preso entre andaimes, à procura de um xadrez financeiro que não apareceu. O administrador da massa falida, Carsten Haake, da MV Werten, busca compradores, que sumiram. “Não temos pressa, nosso objetivo é conseguir o preço mais alto”, diz Haake. Pensou-se em leilão, mas não vingou. A ruidosa e dramática solução, caso não apareçam interessados, pode ser o desmanche — e a viagem inaugural seria para um ferro-velho, triste e inelutavelmente. Como não é equipado para enfrentar guerras, e portanto não pode receber armamentos, tanques e aviões, como se imaginou como acerto desesperado, o colosso terá de ser desmontado. Seu irmão, o Global Dream, que já estava pronto, teve melhor sorte, conseguiu um comprador, e pode até sobreviver.

    TENTATIVA - O alemão Carsten Haake, do estaleiro falido: busca por comprador -
    TENTATIVA - O alemão Carsten Haake, do estaleiro falido: busca por comprador – (Jens Büttner/Getty Images)

    O sonho naufragado do Global Dream II deixou o Wonder of the Seas, baluarte da frota da Royal Caribbean, como o recordista mundial em tamanho. Ele tem 362 metros de comprimento e 64 de largura, podendo acomodar 6 988 turistas e 2 300 tripulantes. É o equivalente a cinco Tita­nic, o mais célebre e azarado dos transatlânticos, que naufragou em 1912, no Atlântico Norte. Virou estrela do verão europeu, indício de que o mercado de cruzeiros voltou a ganhar tração — apesar do susto com o navio que estava fadado a brilhar, o número 1, e que muito provavelmente nunca mais verá a luz do dia. O que fazer? Deixá-lo de lado, como exceção, e olhar para o vasto horizonte.

    No Brasil, há ânimo renovado, depois da pandemia. Estima-se que na temporada de 2022 e 2023, que começa no fim de outubro e vai até abril do ano que vem, circulem pelas águas de cá pelo menos 780 000 leitos, em uma alta de 47% em relação ao que foi ofertado na temporada de 2019 e 2020, antes portanto do vírus que reinventou nossa vida. O crescimento é estrada para a criação de 44 000 empregos no país e um impacto de 3,8 bilhões de reais na economia. É alvissareiro, em toada semelhante ao resto do mundo, que busca voltar a viver como antes do tempo trancado em casa, por imposição sanitária. O Global Dream II, tudo levar a crer, pode vir a ser apenas o exemplo ao avesso em mar azul.

    Publicado em VEJA de 21 de setembro de 2022, edição nº 2807

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.