Os surpreendentes e altamente simbólicos looks de Kate Middleton na recepção de Macron na Inglaterra
Princesa de Gales usou looks das maisons francesas Dior e Givenchy em gesto simbólico de união entre o Reino Unido e a França

Nesta terça-feira 8, Kate Middleton mais uma vez protagonizou um icônico momento de moda. Escolheu duas grifes francesas para receber o presidente Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte na Inglaterra, ao lado do marido, o príncipe William.
Pela manhã, no RAF Northolt, a princesa de Gales exibiu um look Dior rosa claro, composto pela famosa jaqueta “Bar” e saia de tule – uma homenagem sutil à elegância francesa do “New Look” de 1947. Para completar, um chapéu da mesma tonalidade e pérolas, um clássico da realeza.
A maior surpresa, porém, veio na recepção no Castelo de Windsor: Kate surgiu com um vestido vermelho assinado por Sarah Burton, o primeiro modelo usado por ela após a estilista assumir a Givenchy. Vale lembrar que esse era um momento aguardado pela moda, já que Sarah é uma das designers favoritas de Kate e criadora de seu vestido de noiva em 2011, quando ainda era diretora criativa da Alexander McQueen.
Em seda creponne e num tom bordô escuro, o vestido chamou a atenção pela silhueta fluida, cintura marcada por cinto e uma capa nas costas, conferindo elegante movimento e impacto visual. Kate complementou a produção com uma clutch bordada com lírio-do‑vale e a tradicional faixa azul, vermelha e branca da Ordem Real da Rainha Vitória, honrando a ocasião.
Como toque final, a esposa de William escolheu a icônica tiara Lover’s Knot (ou Queen Mary’s Lover’s Knot): uma peça histórica da Casa de Garrard, além de brincos pendentes e uma pulseira diamantes e pérolas, referências diretas à Princesa Diana e à tradição real.
Looks símbólicos
O vestido vermelho e a tiara celebraram o retorno de Kate às suas funções reais após a luta contra o câncer em 2024 — este foi seu primeiro banquete de Estado no Castelo de Windsor, próximo de sua residência e filhos.
O look Dior mostrou sensibilidade diplomática, referenciando a cultura do país visitante e homenageando a tradição da alta-costura francesa, enquanto o vestido da Givenchy, trazendo a combinação de uma designer britânica liderando uma grife francesa também gerou um gesto simbólico de união e cooperação entre o Reino Unido e a França. Definitivamente, Kate é um ícone fashion.
Veja os looks da Princesa de Gales:

