Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Sob as ondas: empresas avançam no mercado de submarinos particulares

O público-alvo é aquele que já singra os mares em iates e quer um brinquedinho para explorar as profundezas

Por Vitória Barreto Atualizado em 4 jun 2024, 11h19 - Publicado em 13 nov 2022, 08h00
POPULAR - Passeio nas profundezas: nenhum problema técnico registrado, mas algumas crises de claustrofobia -
POPULAR - Passeio nas profundezas: nenhum problema técnico registrado, mas algumas crises de claustrofobia – (Gavin Newman/.)

Meio de transporte inventado no século XVII que se tornou conhecido por seu papel militar na I Guerra Mundial, o submarino até recentemente cumpria três funções principais: abrilhantar a frota da Marinha das nações avançadas, contribuir para as pesquisas marítimas e figurar, gloriosamente amarelo, na capa do famoso álbum dos Beatles. Agora, começa a ganhar o mundo. Duas empresas competem pelo mercado dos submarinos particulares, um brinquedinho dedicado sobretudo a quem já tem um portentoso iate e quer ampliar (para baixo) seus horizontes. Pioneira no ramo, a holandesa U-Boat Worx, apoiada na própria avaliação de que todo dono de um barco de mais de 150 pés é potencial comprador, lançou em 2020 a linha Nemo, capaz de descer a 100 metros de profundidade, a preços que começam em 1 milhão de dólares (5,2 milhões de reais).

Com 2,8 metros de largura, 1,55 metro de altura e capacidade para duas pessoas, o Nemo é o único modelo prêt-à-porter da Worx — todos os demais são feitos sob encomenda, prática também em vigor na concorrente Triton, sediada na Flórida. Dependendo das especificidades, a maioria dos submarinos particulares das duas marcas custa entre 2,5 milhões e 3,6 milhões de dólares (na casa dos 18 milhões de reais). Fundador e CEO da U-­Boat Worx, Bert Houtman, 69 anos, disse a VEJA que sua paixão por submersíveis vem de longe: aos 16 anos, apresentou-se ao célebre oceanógrafo francês Jacques Cousteau e pediu para revender o Flying Disk — um modelo muito parecido com o Yellow Submarine da canção, lançado em 1959 para pesquisas científicas. De lá para cá, Houtman adotou como missão popularizar (relativamente) o submarino. “A fórmula é conseguir um preço de custo baixo, sem prejuízo da segurança e do conforto”, afirma.

Na base da Worx em Curaçao, no mar caribenho, a empresa oferece um curso de duas semanas aos compradores de submarinos, que inclui aulas teóricas e vinte mergulhos de treinamento. Os veículos precisam de manutenção e revisão anuais e contam com assentos confortáveis, ar-condicionado, sistemas de som de alta qualidade e câmeras de bom nível para fotografar o passeio, além de reservas de emergência de alimentos e combustíveis e comunicação ininterrupta com a base. Até hoje, nenhum dos 6 000 mergulhos realizados em veículos da marca apresentou problema técnico — embora, sim, os passageiros possam eventualmente passar por crises de claustrofobia e pânico. Houtman diz já ter vendido sessenta submersíveis — metade para particulares, metade para organizações de pesquisa e empresas de cruzeiro — e espera que o Nemo multiplique a demanda. “Não vai demorar para que seja o mais vendido do mundo”, antecipa.

PROJETO - O gigante UWEP, da Worx: no futuro, restaurante no fundo do mar e um deque para o passageiro sentir a brisa no rosto quando estiver na superfície -
PROJETO – O gigante UWEP, da Worx: no futuro, restaurante no fundo do mar e um deque para o passageiro sentir a brisa no rosto quando estiver na superfície – (U-Boat Worx/.)
Continua após a publicidade

A americana Triton está mais interessada em chamar a atenção pelo inusitado de suas conquistas. Em 2019, fabricou um modelo com casco de titânio para levar o financista e aventureiro Victor Vescovo à parte mais profunda do oceano já explorada: 10 927 metros abaixo na Fossa das Marianas, supostamente batendo o recorde do diretor de cinema James Cameron (ele nega). Foi em um submarino da Triton com capacidade para oito pessoas que se realizou a primeira cerimônia de casamento a 1 000 metros de profundidade, em 2017. Na mesma linha de o fundo do mar é o limite, o holandês Houtman projeta a construção do Under Water Entertainment Plat­form (UWEP), um imenso submarino capaz de levar 120 pessoas para 200 metros de profundidade, com direito a jantar em restaurante subaquático enquanto apreciam a vista (devidamente iluminada por holofotes) através das catorze enormes “janelas”. Quando não está submerso, o UWEP proporciona ar fresco e brisa no rosto em um vasto deque.

Também está nos planos a construção de uma espécie de “iate subaquático”, o Nautilus, apresentado no Yacht Show de Mônaco em setembro. O submarino terá salão e quatro suítes, cozinha, bar e sala de jantar, tudo iluminado por um enorme painel de vidro frontal. Vai custar o equivalente a 130 milhões de reais e deve ficar pronto em quatro anos. Depois de ter acesso a todos os pontos do planeta e de garantir a chance de esbarrar na órbita terrestre em foguetes particulares, os milionários podem agora desbravar a seu bel prazer as profundezas do mar. Próxima parada — Marte?

Publicado em VEJA de 16 de novembro de 2022, edição nº 2815

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.