Três mulheres que chamaram a atenção por seu estilo em 2024
Fernanda Torres, Kate Middleton e Kamala Harris movimentaram o mundo da moda com sua elegância e looks cheios de significado

2024 foi um ano de muita movimentação no mundo da moda. E entre tantos acontecimentos – a intensa dança das cadeiras entre as marcas, as voltas triunfais de passarelas e top models, tendências que vieram para ficar e muitas homenagens – eis que três mulheres chamaram a atenção para seu estilo: Fernanda Torres, Kate Middleton e Kamala Harris
Fernanda Torres
Estrela brasileira da vez e cotada para uma indicação ao Oscar, Fernanda Torres roubou a cena em todos os festivais internacionais de cinema, não só pela aclamada atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, como também por seu estilo sofisticado em cada aparição no tapete vermelho.
Em tom discreto e minimalista, suas escolhas por looks de tons sóbrios – especialmente preto e azul, que vão de Dior a Bottega Veneta, passando pelo brasileiro Alexandre Herchcovitch – chamaram a atenção dos fashionistas, considerando-a como uma das mulheres mais elegantes de 2024.

Kate Middleton
Embora Kate Middleton já seja reconhecidamente um ícone fashion, precisou dar um tempo em suas aparições por conta do tratamento de um câncer, diagnosticado em maio. Em junho e julho, fez breves aparições no Trooping the Colour, desfile em homenagem aos 76 anos do rei Charles e em Wimbledon para a final do campeonato de tênis, quando coroou o novo rei do lugar, o espanhol Carlos Alcaraz, 21 anos, bicampeão do torneio. Foi ovacionada, e claro, movimentou o mundo fashion com seus looks cheios de significado.
A volta mesmo, porém, tanto aos compromissos reais quando aos olhos da moda foi em outubro, após concluir o tratamento de quimioterapia. Vestida com um casaco longo e blusa de bolinhas marrom, a Princesa de Gales passou a tarde com membros dos serviços de emergência que responderam ao ataque fatal com faca em uma oficina de dança com tema de Taylor Swift no Southport Community Centre, em 29 de julho.
Fechou o ano com chave de ouro em aparições natalinas. Sorridente e extremamente elegante, ela fez a alegria dos fashionistas ao repetir looks, tanto no concerto anual de natal Together at Christmas, na Abadia de Westminster, em que escolheu um casaco trespassado vermelho Alexander McQueen e a saia xadrez de Emilia Wickstead, que já usou em pelo menos três outras ocasiões em 2020 e 2022; e o mesmo chapéu assinado pela designer britânica Gina Foster que usou em 2013 para a tradicional missa de natal na igreja St Mary Magdalene, em Sandringham.

Kamala Harris
Kamala Harris perdeu a eleição, mas não o estilo. Algo que aliás, usou como arma durante toda sua campanha à presidência dos Estados Unidos. Ternos, tons sóbrios e tradicionais, entre preto, branco, azul e terrosos; mistura de itens sérios a elementos femininos como texturas em cetim e decotes arredondados e a informalidade representada por camisetas e tênis, além de muitas pérolas.
Um estilo representativo, que trazia uma série de significados sobre sua personalidade e mensagens de comunicação política – no caso dela, pautada em pequenos contrastes que mostram uma mulher séria e profissional, pronta para executar qualquer trabalho, mas ao mesmo tempo, acessível e amigável, pronta para ouvir e acolher.
Assim, ela usou e abusou de ternos Carolina Herrera, Michael Kors e Tom Ford, assim como tênis All Star, como forma de exaltar a moda americana. As pérolas viraram sua marca registrada como símbolos de sua personalidade estável. Além de ser um clássico entre personagens femininos da política como Barbara Bush, Michelle Obama e Hillary Clinton, traz uma referência recorrente que Kamala faz à sororidade negra Alpha Kappa Alpha (AKA), da Howard University.
O mundo da moda reagiu positivamente e Kamala acabou ganhando até um blog em homenagem aos seus looks o Kamala´s Closet (kamalascloset.com) definido como um guia completo sobre seu estilo passado e atual, com descrição completa sobre a peça, onde ela foi usada por Kamala e se está à venda. Ou seja, virou referência fashion.
