Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Veja 10 looks icônicos da princesa Diana que viraram moda e deixaram a realeza de cabelo em pé

Eterno ícone de moda, ela usava seus momentos fashion para enfrentar a regras rígidas impostas pelo título e passar mensagens ao mundo

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jul 2025, 21h51 - Publicado em 1 jul 2025, 15h51

Nesta terça-feira 1, a princesa Diana completaria 64 anos. Eterna “princesa do povo”, ela é até hoje uma das mais célebres ícones de moda de todos os tempos, com looks memoráveis que vão do vestido de casamento estilo bolo de noiva copiado à exaustão até o icônico “vestido da vingança”, que até hoje inspira mulheres quando o assunto é “dar uma lição aos homens” por meio da moda, uma ferramenta poderosa de comunicação que Lady Di sabia usar como ninguém.

A verdade é que, muito antes da internet, tudo que a princesa de Gales usava, virava moda. Graças à sua coragem em desafiar as regras da realeza, especialmente após a separação do Rei Charles III (na época, Príncipe Charles) em 1992 e ser dona de um estilo único, Diana é referência fashion até hoje, influenciando as novas gerações, inclusive suas noras Kate Middleton, atual princesa de Gales, que não perde a oportunidade de homenagear a ex-sogra; e Meghan Markle, que vira e mexe faz alguma referência à mãe do marido.

Veja 10 looks icônicos de Lady Di:

Desenhado pela dupla David e Elizabeth Emanuel, o vestido de noiva de Lady Diana Spencer é um dos mais importantes da história. De tafetá de seda e renda antiga cor marfim, com cauda de 7,62m; véu de tule de 140 metros e 10.000 pérolas e enfeites de pérolas bordados, é avaliado em 1,7 milhão de reais. Em 2025, voltou a ser tendência de casamento com noivas como Sabrina Sato e Larissa Manoela apostando em modelos estilo bolo de noiva.

Diana casamento

Sempre elegante, a princesa Diana era fã de estampas como florais e poágosto herdado, aliás por Kate Middleton. No Epsom Derby, em junho de 1986, por exemplo, ela roubou a cena ao aparecer em um look moderno, com vestido de bolinhas de Victor Edelstein e chapéu da Frederick Fox.

Continua após a publicidade

ASCOT, ENGLAND - JUNE 15: Diana, Princess of Wales attends The Royal Ascot race meeting, on June 15, 1988 in Ascot ,United Kingdom. (Photo by Julian Parker/UK Press via Getty Images)

“vestido Travolta” de veludo azul meia-noite tornou-se icônico quando a princesa Diana o usou em jantar de gala na Casa Branca em novembro de 1985 e parou tudo ao dançar com o ator John Travolta. Desenhado por Victor Edelstein, o modelo foi vendido em leilão em 2019 por £264.000 (aproximadamente R$ 1,8 milhão, à época).

Eternizou o vestido: Princesa Diana dança com John Travolta na Casa Branca

O xadrez, especialmente o vichy de padrão quadriculado, também era uma preferência de Diana. Para dias de descontração com os filhos em sua casa em Highgrove, em julho de 1986, ela ainda optava por cores vivas como o rosa da calça e do cardigã.

Continua após a publicidade

Princesa Diana

Em 1994, a princesa deu seu grito de independência da realeza ao usar um ousado vestido de chiffon preto, com as pernas à mostra e um enorme decote de ombro a ombro, da designer grega Christina Stambolian, em uma festa promovida pela revista Vanity Fair, na Serpentine Gallery, em Londres, quando soube que o príncipe Charles, de quem já estava separada, daria uma entrevista na televisão admitindo a traição com Camilla Parker-Bowles. Virou primeira página de todos os jornais com seu “vestido da vingança” e até hoje inspira estrelas como Jennifer Lopez, que usou do mesmo recurso – um vestido matador – para se vingar do ex Ben Affleck.

LONDON, UNITED KINGDOM - NOVEMBER 20: Diana, Princess of Wales, wearing a stunning black dress commissioned from Christina Stambolian, attends the Vanity Fair party at the Serpentine Gallery on November 20, 1994 in London, England. The famous black

Os ternos e gravatas para mulheres estão em alta em 2025, mas Diana já criava a tendência em 1994: em visita ao filho recém-nascido de seu irmão, Charles Spencer, ela surgiu – e chocou a realeza – vestindo um paletó, camisa e gravata coordenados com jeans.

Continua após a publicidade

diana terno e gravata

Nem só de festas vivia a princesa. O estilo casual e esportivo de Diana também chamava a atenção nas mais diferentes ocasiões do cotidiano já que uniam classe e praticidade. Até hoje, o estilo é referência para modelos como Hailey Bieber e Kendall Jenner.

casual

Após a separação do príncipe Charles, Diana realmente deu um basta nas regras rígidas da realeza, com mensagens claras por meio da moda. Em uma dessas ocasiões, no MET Gala de 1996, usou um slip dress de seda azul meia-noite de John Galliano para Dior para demonstrar leveza e a bolsa Lady Dior, batizada em sua homenagem.

Continua após a publicidade

Princess Diana attends the 50th anniversary celebration of Dior in New York. (Photo by Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images)

Nessa época, a princesa também demonstrava um estilo único no cotidiano, com looks elegantes e atemporais, compostos de calça jeans, camisas brancas e conjuntos de alfaiataria, sempre escolhidos a dedo e na medida certa.

Diana, Princess of Wales makes a three day visit to Bosnia - Herzegovina as part of her campaign to raise awareness about the devastating effects landmines have on peoples lives and to call for a complete ban on the production, sale and use of land mines. The trip was organised by the American-based Landmine Survivors Network. Here she is on the 2nd day of her visit. 9th August 1997. (Photo by Kent Gavin/Mirrorpix/Getty Images)

Inspirado no famoso vestido usado por Grace Kelly no filme “Ladrão de Casaca”, de Alfred Hitchcock, que se passa no sul da França, Diana roubou a cena em Cannes, em 1997, com um longo azul claro e etéreo assinado por Catherine Walker.

CANNES, FRANCE - MAY 15: Princess Diana At The Cannes Film Festival, France. (Photo by Tim Graham Photo Library via Getty Images)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.