Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘3%’: Em novo lugar, personagens enfrentam velhos dilemas

Série brasileira da Netflix apresenta na terceira temporada a Concha, uma alternativa aos dois antigos locais, mas que começa a ruir já no primeiro episódio

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 jun 2019, 19h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nem o ambiente tecnológico do Maralto, nem o caos do Continente. Boa parte da terceira temporada da série brasileira 3%, lançada nesta sexta-feira, 7, pela Netflix, se passa em um novo lugar: a Concha. Criada a partir do roubo de aparatos e suprimentos do Maralto por Michele (Bianca Comparato) ao final da temporada anterior e idealizada para ser um local democrático capaz de receber todos que quiserem fugir da escassez geral que assola o Continente, a Concha é literalmente um oásis no meio do deserto – as cenas foram gravadas nas Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte. Isso até que uma tempestade destrói parcialmente o lugar e a fundadora percebe que não consegue abrigar todo mundo, como ela havia prometido. É aí que velhos conflitos surgem. “A Michele entra nesse papel de líder com muita inocência, ela confia que vai dar certo e que todo mundo vai ficar bem”, diz Bianca Comparato em entrevista a VEJA. “Ela é forçada a amadurecer e a ter um olhar mais humano – sempre foi muito individualista e solitária.”

    A terceira temporada começa cerca de um ano depois da fundação da Concha. E muita coisa aconteceu desde então, incluindo a morte de Fernando (Michel Gomes), de forma violenta. Michele, portanto, precisa lidar com a situação da escassez de suprimentos da nova comunidade sozinha, enquanto enfrenta a oposição da combativa Joana (Vaneza Oliveira) e a indiferença do desesperançado Rafael (Rodolfo Valente), que se entregou à bebida e vive como um verdadeiro encostado. “Ele sempre foi muito cheio de certezas, mas no final da segunda temporada percebe que perdeu tudo: a mãe, o irmão, a Elisa (Thais Lago)”, diz Valente. “Ele está sendo atormentado por antigos fantasmas e não acredita em mais nada.”

    Com a sociedade perfeita desenhada por Michele e Fernando começando a ruir, a mensagem que fica, segundo o elenco, é que utopias, afinal, não existem. “O ser humano tem lado positivo e negativo. Se no lugar acabou a água e a comida, o que vocês acreditam que vai conseguir segurar?”, diz Vaneza Oliveira. Bruno Fagundes, que interpreta André, o irmão de Michele que todos acreditavam estar morto mas voltou na segunda temporada, afirma que essa nova leva de episódios dialoga com o atual momento do país. “Temos um caminho do meio que não exclui nenhuma das duas vertentes anteriores, mas complica a situação. Traz um embate, que não é sobre direita e esquerda, ou de que lado você está. Agora o problema explodiu e a temática engrandeceu. A gente tem mais radicalismos, cada um da sua forma. É muito atual.”

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.