Os fãs de animações terão muito o que maratonar nos próximos meses: a Netflix anunciou, nesta segunda-feira, 20, que disponibilizará 21 filmes do Studio Ghibli, aclamado estúdio japonês de animação, a partir de fevereiro.
“Atualmente, existem várias maneiras excelentes de um filme alcançar o público. Ouvimos nossos fãs e tomamos a decisão definitiva de disponibilizar nosso catálogo de filmes. Esperamos que pessoas de todo o mundo descubram o universo do Studio Ghibli por meio dessa experiência”, escreveu o produtor Toshio Suzuki em comunicado oficial.
Criado em 1985, o Ghibli ficou famoso, principalmente, pela obra de Hayao Miyazaki, um de seus sócios fundadores. O cineasta venceu o Oscar de melhor animação, em 2013, pelo longa A Viagem de Chihiro, obra que se tornou referência do estúdio.
Confira abaixo três animações imperdíveis para colocar na agenda e a programação completa das estreias:
Meu Amigo Totoro (estreia em 1º de fevereiro)
O filme foi o responsável por popularizar a figura do mascote oficial do estúdio, os Totoros: adoráveis criaturas místicas que só podem ser vistas pelas crianças. O conto de Miyazaki acompanha Satsuki e Mei, duas irmãs que se mudam para o interior para ficar mais perto do hospital onde a mãe doente está internada. Em meio a tristeza, as duas vivem aventuras mágicas com as cativantes figuras.
A Viagem de Chihiro (estreia em 1º de março)
Único filme não americano a levar a estatueta de melhor animação no Oscar, A Viagem de Chihiro é a produção mais conhecida do estúdio e obra mais aclamada de Hayao Miyazaki. O filme narra a história de uma garota de 10 anos que está de mudança com os pais. Rumo à nova casa, a família segue por um atalho e se depara com um banquete que transforma os pais da menina em porcos. Sozinha em um mundo desconhecido e repleto de seres fantásticos inspirados na mitologia local, Chihiro precisa sobreviver e encontrar uma forma de ajudar os pais. Pela ótica da protagonista, Miyazaki conduz o público pela cultura japonesa e os conflitos entre tradição e modernidade, além de fazer um alerta para a questão ambiental.
O Conto da Princesa Kaguya (estreia em 1º de março)
–
Último filme de Isao Takahata antes de sua morte, o Conto da Princesa Kaguya é também o mais belo de sua carreira. Na história, um velho cortador de bambu encontra uma diminuta princesa – que cresce rapidamente e acaba adotada por ele e a mulher. Convencidos de que ela deve ter um destino nobre, eles a levam do campo para a capital, para que viva em meio ao luxo e encontre um marido aristocrata. A garota, porém, não esquece a vida de camponesa que deixou para trás, e acaba atraindo para si uma severa punição. O filme é hipnótico, e de uma beleza deslumbrante na maneira como homenageia os estilos tradicionais japoneses de pintura e gravura.
Programação completa de estreias do Studio Ghibli na Netflix:
1º de fevereiro
O Castelo no Céu
Meu Amigo Totoro
O Serviço de Entregas da Kiki
Memórias de Ontem
Porco Rosso: O Último Herói Romântico
Eu Posso Ouvir o Oceano
Contos de Terramar
1º de março
Nausicaä do Vale do Vento
Princesa Mononoke
Meus Vizinhos, Os Yamadas
A Viagem de Chihiro
O Reino dos Gatos
O Mundo dos Pequeninos
O Conto da Princesa Kaguya
1º de abril
Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins
Sussurros do Coração
O Castelo Animado
Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar
Da Colina Kokuriko
Vidas ao Vento
As Memórias de Marnie