Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

6 livros clássicos e com poucas páginas para ‘maratonar’

De Machado de Assis e Clarice Lispector a Kafka, confira uma seleção de belas (e curtas) obras literárias

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 dez 2021, 18h13 - Publicado em 25 nov 2021, 11h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • É comum que grandes obras da literatura ostentem uma quantidade enorme de páginas – que o diga o calhamaço de mais de 1.000 páginas Guerra e Paz, do russo Liev Tolstói, ou as 1.400 de Os Miseráveis, aclamado romance do francês Victor Hugo. Mas nem todo clássico precisa ser gigantesco. A seguir, confira uma seleção de seis livros de autores renomados que, com tramas em torno de 100 páginas, oferecem uma leitura rápida e impactante.

    O Lugar, de Annie Ernaux
    O Lugar, de Annie Ernaux (//Divulgação)

    O Lugar

    Nome constante entre as apostas ao Nobel de Literatura, a francesa Annie Ernaux, 81 anos, narra neste breve livro de memórias, de 1983, sua infância a partir da vida do pai, um camponês da Normandia que, após trabalhar como operário, abre uma mercearia. Como comerciante, ele ajuda a filha a estudar e sair da região pobre onde vivem. Ao narrar uma história pessoal, Annie amplia o olhar para o social e fala da vida na França antes e depois das duas Guerras Mundiais.

    metamorfose
    (//Divulgação)

    Metamorfose

    Continua após a publicidade

    Obra-prima de Franz Kafka (1883-1924), o livro conta a história do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que, um belo dia, acorda transformado em um tenebroso inseto. Trancafiado no próprio quarto, Samsa aos poucos vai se metamorfoseando e perdendo suas características humanas, enquanto sua família, do lado de fora, acompanha sem querer ver a mudança do filho que é o provedor do lar.

    o amante
    LIVRO – O Amante, de Marguerite Duras (tradução de Denise Bottmann; Tusquets; 128 páginas; 37,90 reais e 29,90 em e-book) (//Divulgação)

    O Amante

    Com uma prosa envolvente e sensual, a francesa Marguerite Duras narra neste livro de 1984 a história de seu primeiro romance, aos 15 anos, com um homem chinês mais velho enquanto ela e a família viviam no Vietnã, então colônia da França. O relacionamento é uma parte paralela desta novela de 128 páginas (na edição publicada pela Tusquets), em que ela descreve a difícil dinâmica familiar entre ela, a mãe complicada, um irmão agressivo e outro, sensível.

    Continua após a publicidade
    hora-da-estrela
    (//Divulgação)

    A Hora da Estrela

    Última novela de Clarice Lispector (1920-1977), o breve relato acompanha a vida da jovem nordestina Macabéa, que aos 19 anos chega ao Rio de Janeiro. A jornada da moça absurdamente ingênua é narrada entre reflexões sobre vida e morte, a busca de sonhos e o desejo de pertencer. Ao longo de 90 páginas (na edição mais recente do livro pela Rocco), a trama encontra similaridades com a própria Clarice, que passou a infância no Nordeste antes de se mudar com a família para o Rio. A proximidade da morte também lhe rondava: ela morreu aos 56 anos, vítima de um câncer, em 1977, mesmo ano da publicação do livro.

    O Alienista
    O Alienista (//Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O Alienista

    Um dos personagens icônicos de Machado de Assis, Simão Bacamarte, o alienista do título, é um médico renomado no exterior e que volta ao Brasil, se instalando em sua terra-natal, Itaguaí. Dedicado à psiquiatria, ele abre o manicômio Casa Verde, onde interna pessoas com distúrbios mentais. O problema começa quando Bacamarte começa a internar pessoas saudáveis, mas que ele considera doentes. A novela de 1882 é banhada no humor ácido machadiano.

    Memórias do Subsolo
    Memórias do Subsolo (//Divulgação)

    Memórias do Subsolo

    Continua após a publicidade

    Um dos primeiros escritos de Fiódor Dostoiévski (1821-1881), o livro de 1864, foi feito por ele em um momento crítico: com problemas financeiros, a mulher à beira da morte e ainda se recuperando do longo período como prisioneiro político na Sibéria. Na obra de tom poético, o russo divaga através do narrador, um funcionário de um edifício em São Petersburgo que vive no subsolo do prédio. O livro em tom de ensaio traz que é contra tudo e todos – e é contra até a ele próprio – é considerado um precursor das ideias de Freud sobre o inconsciente.

    VEJA RECOMENDA | Conheça a lista dos livros mais vendidos da revista e nossas indicações especiais para você.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.