Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Na Semana da Moda de NY, as lantejoulas estão de volta

Enquanto marcas trocam EUA pela Europa, evento aposta na diversidade, na política e no retrô para se fazer ouvir

Por Da redação
Atualizado em 8 set 2017, 09h36 - Publicado em 8 set 2017, 09h33

Tom Ford inaugurou nesta quinta-feira a New York Fashion Week com um desfile marcado pelo cintilar das lantejoulas dos anos 1990. Além da tendência retrô, o desfile foi uma forma de rebater as críticas de que a festa da moda nova-iorquina já não tem o brilho de antes.

Foi um começo atrevido para a Semana de Moda, em um momento em que muitos estilistas famosos trocam Nova York pela Europa e em que aumenta o debate sobre a relevância de se continuar com os desfiles na Grande Maçã (Big Apple) e se devem apresentar coleções para o calor ou para o frio. Grandes marcas se despediram de Nova York nesta edição: Proenza Schouler, Rodarte, Altuzarra e Thom Brown optaram por Paris e Tommy Hilfiger, por Londres. Com isso, especialistas preveem tempos de mudança e uma oportunidade para que marcas jovens, como Monse ou Sies Marjan, ganhem espaço.

Uma mudança já está em curso, e diz respeito ao calendário. Tradicionalmente, se apresenta uma coleção com muitos meses de antecedência. Assim, pelo calendário oficial da moda, este seria o momento de apresentar as roupas da temporada primavera/verão 2017-2018, mas Ralph Lauren e várias outras marcas estão pondo nas passarelas peças de  outono e inverno, estações em que o hemisfério norte mergulha nos próximos meses. O modelo “veja agora, compre agora” é uma tentativa desesperada de atender ao mercado dos “millenials”, que buscam gratificação imediata no mundo das redes sociais, e para quem planejar guarda-roupa com seis meses de antecipação não faz o menor sentido.

Continua após a publicidade

Os números da New York Fashion Week, ao menos, ainda são vultosos. Mais de 230.000 pessoas devem invadir nas próximas duas semanas a capital cultural dos Estados Unidos para assistir a centenas de desfiles e festas, em um evento que contribui com quase 900 milhões de dólares anuais para a economia da cidade.


Lantejoulas na passarela

Ford, um texano de 56 anos que, além de estilista, também é diretor de cinema, transformou na noite de quarta-feira o Armory da Park Avenue de Manhattan em uma passarela íntima, com convidados especiais como Julianne Moore, Kim Kardashian, Cindy Crawford e Helena Christensen, na esperança de também rejuvenescer seu público. Ele colocou na passarela modelos em tops com lantejoulas e jaquetas de corte perfeito. As cores eram neutras, apesar de também haver peças de um rosa intenso. No conceito, um retorno ao espíritos de suas coleções criadas para a Gucci nos anos 1990, quando ganhou fama.

O show logo virou uma festa para o lançamento de sua nova fragrância, “Fucking Fabulous”, em grande estilo, com rapazes sem camisa e em shorts esportivos distribuindo hambúrgueres e coquetéis.

Continua após a publicidade

 

Charlottsville na passarela

Nova York sai na frente quando se trata de dar espaço a modelos plus size, um movimento encarnado pela top Ashley Graham. A tendência chega depois que várias marcas da moda em Paris, incluindo Christian Dior e Saint Laurent, prometeram deixar de usar modelos hipermagras em função de escândalos de anorexia e maus-tratos.

Os estilistas americanos também se mobilizam contra a presidência de Donald Trump. Alguns se negaram a vestir a primeira-dama, Melania, e, em fevereiro passado, a política inundou as passarelas.

Continua após a publicidade

Agora, o Conselho de Estilistas de Moda dos Estados Unidos se assocou à União pelas Liberdades Civis do País (ACLU, sigla em inglês) para fazer campanha contra o racismo depois da violenta manifestação com neonazistas e supremacistas brancos na cidade de Charlottsville, na Virgínia, no mês passado, que terminou com uma mulher morta e dezenas de feridos.

“Queremos estar na linha de frente, não nas margens, para lutar com coragem para proteger nossos apreciados direitos e liberdades, algo que demanda uma renovada urgência”, declarou o presidente do Conselho, Steven Kolb.

Continua após a publicidade

Uma fita azul está sendo distribuída aos participantes e ao público dos desfiles com esse objetivo.

 

Lista VIP

O rei da moda americana, Ralph Lauren, restringiu sua lista de convidados à garagem de sua casa em Bedford, Nova York, onde fará seu show, seguido por jantar formal onde o código de vestimenta só permitirá o preto e o branco.

Continua após a publicidade

Os seletos convidados terão de fazer uma pequena viagem — Bedford fica 64 km ao norte de Manhattan – para assistir ao espetáculo da marca que faz 50 anos em 2018.

Quanto à categoria de cantores-estilistas, Rihanna mostrará sua coleção Fenty Puma no domingo. A superestrela do rap Kanye West apresentará sua sexta coleção para a marca de roupa esportiva urbana Yeezy, mantida até agora sob segredo absoluto.

 

(Com agência France-Presse)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.