Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

A ascensão do folk fofinho do Anavitória

Dupla de garotas de 22 anos do Tocantis seduz principalmente o público feminino com suas canções despretensiosas. E já fatura 45.000 reais por show

Por Sérgio Martins Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 dez 2018, 09h26 - Publicado em 7 Maio 2017, 16h35

Em reportagem na edição de VEJA que circula nesta semana, um novo fenômeno da música nacional é analisado: Anavitória, dupla surgida em Araguaína, no Tocantins, que seduz o público feminino jovem com seu folk fofo e suas singelas letras românticas. Ana Caetano e Vitória Falcão, ambas de 22 anos, construíram uma carreira impressionante em apenas dois anos. A dupla emplacou dois sucessos em trilhas de novelas da Globo: Agora Eu Quero Ir, em Malhação, e Singular, em A Força do Querer. O vídeo de Fica, com participação dos sertanejos Matheus & Kauan, bateu a marca de 5 milhões de visualizações. Elas fazem cerca de dez apresentações por mês, com cachê médio de 45 000 reais. “A gente entende tudo como um presente da vida. A vida é muito sabida”, diz Vitória.

O estilo de Anavitória costuma ser definido como pop rural. Seria uma variante suave do rock rural que, nos anos 70, era capitaneado pelo trio Sá, Rodrix & Guarabyra. Há muito de folk no som delas, proveniente de duas influências confessas: a cantora Mallu Magalhães (“gosto da delicadeza dela”, diz Ana) e, acima de tudo, Nando Reis. Os arranjos de Anavitória distanciam-se, porém, do folk descafeinado de outras cantoras que passeiam pelo estilo, como Tiê e Clarice Falcão. E, apesar de elas terem gravado com Matheus & Kauan, a sintonia da dupla com o sertanejo é limitada (aliás, o nome Anavitória foi criado pelo empresário Simas para evitar aquele & que é marca sertaneja). “As pessoas estavam carentes de música fácil, sem ser o sertanejo. Queriam algo mais interessante e rebuscado”, diz Ana. Os tiozões do folk nacional aprovam o trabalho das moças. “Elas cantam bem, e as composições são superbenfeitas”, diz Guarabyra. Nando define a dupla como uma “coisa bonita e musical”. Anavitória faz sucesso, sobretudo, em plataformas de streaming. No Spotify, Trevo (Tu) está entre as vinte canções mais tocadas no país — e elas têm 1,6 milhão de ouvintes mensais (mais do que o ídolo Nando Reis, um artista do rádio e do disco). No Deezer, estão à frente de Lady Gaga e U2. O público da dupla é 70% feminino, com faixa etária que vai dos 18 aos 34 anos.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.