Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A derrocada de Valery Gergiev, maestro russo demitido por apoio a Putin

Aclamado no meio, o condutor se tornou alvo de boicote das grandes casas de concerto pelo mundo por se recusar a criticar a guerra contra a Ucrânia

Por Amanda Capuano 1 mar 2022, 12h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O maestro russo Valery Gergiev foi demitido do seu posto de condutor chefe da Orquestra Filarmônica de Munique, na Alemanha, nessa terça-feira, 1, por se recusar a condenar a invasão da Rússia à Ucrânia. O prefeito de Munique, Dieter Reiter, anunciou a demissão em um comunicado à imprensa local, e se justificou dizendo que rescindir o contrato com Gergiev era a única opção disponível.

    A demissão é o golpe definitivo na derrocada de Gergiev, que vem sendo limado de suas funções na última semana como uma resposta ao seu apoio a Putin. Apesar de não ter se pronunciado em relação à invasão, o artista vinha apoiando os movimentos anteriores de Putin contra a Ucrânia, foi um defensor empenhado de sua reeleição e maestro responsável pelo encerramento do evento de comemoração dos 15 anos de governo Putin, em 2014.

    O boicote começou na semana passada, quando o Carnegie Hall, em Nova York, e a Filarmônica de Viena o dispensaram de uma série de apresentações. Já nessa segunda-feira, o Festival de Verbier, na Suíça, afastou Gergiev do cargo de diretor musical, e proibiu a apresentação de qualquer artista que demonstre apoio às ações de Putin. No mesmo dia, o Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, onde Gergiev era presidente honorário, disse que o maestro  renunciou do cargo a pedido da organização. A Filarmônica de Paris também cancelou dois concertos que aconteceriam em abril com Gergiev e o Festival de Lucerna, na Suíça, suspendeu apresentações marcadas para agosto.

    Pouco depois da demissão em Munique, um porta-voz da Filarmônica em Hamburgo, na Alemanha, também cancelou os futuros compromissos de Gergiev. Segundo o The New York Times, várias outras instituições estão considerando movimentos semelhantes, incluindo a Orquestra de Roterdã e o Teatro Alla Scala, em Milão.

    Conhecido como o maior maestro russo em atividade, e um dos mais famosos do mundo, Gergiev, de 68 anos, é um apoiador fiel de Vladimir Putin: os dois se conheceram no início dos anos 1990, quando Putin era oficial em São Petersburgo e Gergiev estava começando seu mandato a frente do Teatro Mariinsky. O presidente russo, inclusive, desempenhou um papel importante no sucesso de Gergiev, fornecendo financiamento para o Mariinsky.

    Diante do cancelamento em massa dos compromissos do músico, seu representante, Marcus Felsner, disse em um comunicado que se tornou impossível defender Gergiev, a quem ele descreveu como “um dos maiores maestros de todos os tempos” e “um artista visionário que não quer, ou não pode encerrar seu apoio há muito expresso a um regime criminoso”.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.