Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

A descoberta de um segredo escondido em quadro de Anita Malfatti

Pesquisadores se debruçaram sobre obra da artista modernista e utilizaram tecnologia de ponta para revelar imagem

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 jun 2025, 17h47 - Publicado em 9 jun 2025, 11h10

Uma equipe de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descobriu recentemente uma imagem escondida sob a tela Dora, da pintora brasileira Anita Malfatti (1889-1964). “Identificamos que tem uma moça deitada aqui, nua, por trás dessa pintura. Conseguimos reparar a cabeça dela, o braço, o corpo, outro braço e a perna. Até os pés a gente consegue ter uma vaga noção de como foi feito, como foi desenhado o esboço dela”, explicou o pesquisador Lucas Cotta ao telejornal MG TV, da Globo.

A análise foi feita em parceria com o instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que forneceu um aparelho chamado de IRR, que usa a radiação infravermelha refletida da imagem, para que os pesquisadores conseguissem ter uma imagem melhor da pintura oculta no quadro de Malfatti. Além disso, a obra de arte também passou por exames analisam os elementos químicos presentes na pintura. “É visível que você tem uma pintura por trás. O interessante é que não foi só um rascunho, a gente sabe que esse rascunho teve uma camada pictórica, que ele foi realmente pintado. Tem pigmento a base de estrôncio que foi usado para fazer essa coloração”, explicou o professor André Pimenta, do IFRJ.

.
Imagem de mulher nua descoberta sob o quadro Dora, de Anita Malfatti (Reprodução/TV Globo)
.
Na imagem, análise dos elementos químicos da imagem descoberta sob o quadro Dora, de Anita Malfatti (Reprodução/TV Globo)

Nascida em São Paulo, em 1889, Anita Malfatti é a grande pioneira do modernismo brasileiro, despontando no movimento com a exibição da obra O Homem Amarelo durante a Semana de Arte Moderna de 1922. Pintado em 1934, Dora retrata uma parente de Malfatti, uma mulher com cabelos curtos e trajada com um vestido claro de mangas bufantes. Sob a pintura, o retrato de uma mulher nua mostra que a tela foi reutilizada pela artista. Agora, os pesquisadores querem definir se a moça nua é a mesma Dora retratada de forma recatada na tela de Malfatti.

Continua após a publicidade

Descobertas como essa tem acontecido com mais frequência nos últimos anos, com o uso de tecnologias como raio-x e infravermelho para estudar a arte. Em 2021, por exemplo, um cupido escondido no quadro Moça Lendo uma Carta à Janela (1657-59), do holandês Vermeer (1632-1675), deu as caras depois de uma restauração atenta da pintura — ele já havia sido identificado décadas atrás, mas só se tornou visível de fato recentemente, com auxílio da ciência e da tecnologia.

A parceria entre arte e ciência, inclusive, remonta a vários séculos, quando artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519) e Michelangelo (1475-1564) se dedicavam à dissecação de cadáveres e ao estudo de cores e tintas. Nos últimos anos, curiosamente, a situação se inverteu: agora, é a ciência que se debruça sobre a arte, com o objetivo nobre de entender o trabalho dos mestres do passado, ajudar na conservação de suas obras e decifrar alguns de seus mistérios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.